Skip to main content

The Olympic City Project

By 17/10/2012dezembro 13th, 2017Notícias
The Olympic City Project

crédito Jon Pack

O que acontece com uma cidade após os Jogos Olímpicos acabarem? Após o término de evento, em que as medalhas foram entregues e a tocha se extingue, o que acontecerá? A partir desses questionamentos, o fotógrafo Jon Pack e o cineasta Gary Hustwit deram início ao “The Olympic City Project”. Desde 2008, o projeto tem registrado o legado dos Jogos Olímpicos de algumas antigas cidades-sede, fotografando os sucessos e fracassos, os lugares esquecidos e os fantasmas do espetáculo olímpico. O texto sobre o “The Oympic City Project” é um dos destaques do Boletim Copa em Discussão nº 13.

Até o momento, Jon Pack e Gary Hustwit já documentaram Atenas, Barcelona, Cidade do México, Los An-geles, Montreal, Lake Placid, Roma, Sarajevo, além de Pequim, Moscou, Berlim e Londres. O lançamento ocorreu no dia 07 de agosto deste ano, em Nova York, na Storefront for Art and Architecture, com a exposição fotográfica “The Post-Olympic City”. O projeto culminará com a publicação de um livro de fotografias de edição limitada, em março de 2013.

No lançamento, os idealizadores afirmaram que “alguns lugares olímpicos antigos são adaptados e usados de modo que desmentem suas grandes origens; transformados em prisões, habitação, centros comerciais, ginásios, igrejas. Outros ficam sem uso por décadas e se tornam cápsulas trágicas do tempo, exemplos de planejamento equivocado e promessas quebradas dos benefícios que os Jogos trariam”.

O texto sobre o “The Oympic City Project” é um dos destaques do Boletim Copa em Discussão nº 13, periódico eletrônico editado pelo Núcleo Curitiba do INCT Observatório das Metrópoles, Projeto Cidade em Debate e LaDiMe. Esta edição traz uma seleção de fotos de Jon Pack e Gary Hustiwit.

Acesse o Boletim Copa em Discussão nº 13 aqui.