Skip to main content

Conferência Habitat III — Projeto da Nova Agenda Urbana

A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Comitê Organizador da Conferência Habitat III divulgaram o documento atualizado da Nova Agenda Urbana, que serve com um quadro para a implementação de políticas a nível nacional e local para o desenvolvimento urbano sustentável nas próximas duas décadas.

A Nova Agenda Urbana pretende ser uma virada para o futuro e um quadro conciso, orientado para a acção, e universal das ações de habitação e desenvolvimento urbano sustentável. A publicação do esboço zero abre o próximo capítulo do roteiro da Conferência Habitat III.

Acesse o Projeto Zero da Nova Agenda Urbana.

O PROCESSO DA NOVA AGENDA URBANA

O processo preparatório da Conferência Habitat III começou em setembro de 2014 e continuará até a terceira sessão do Comitê Preparatório da Conferência Habitat III em Surabaya, na Indonésia, em Julho de 2016. Durante este período, 11 reuniões regionais e temáticas foram realizadas em todo o mundo, mobilizando governos e partes interessadas nacionais e locais.

As unidades políticas do Habitat III, que desde então submeteram suas recomendações, foram um exercício construído sobre o trabalho do GT das Nações Unidas sobre Habitat III e a elaboração dos documentos temáticos. Reuniões de consulta informais foram realizadas na sede da ONU em abril 25-29 2016 e ofereceu uma oportunidade para os Estados membros e as partes interessadas para expressar opiniões e declarações sobre as conclusões das Unidades de Política e as reuniões regionais e temáticos.

Esta linha de diálogo se esforçou para envolver um público mais amplo para que tomasse parte nas discussões e oferecessem visões sobre a versão mais recente do Projeto Zero da Nova Agenda Urbana na sua forma actual, dadas as entradas e feedback do processo preparatório em dia, particularmente em dois componentes principais:

A. Os compromissos de transformação para um desenvolvimento urbano sustentável:

– Prosperidade Urbana Sustentável e inclusiva e Oportunidades para Todos

– Desenvolvimento urbano sustentável para a inclusão social e erradicação da pobreza;

– Desenvolvimento urbano ambientalmente saudável e resiliente;

B. Implementação eficaz:

Sub-tema 1. A construção da estrutura de governança urbana: Estabelecimento de um quadro de apoio;

Sub-tema 2. Planejamento e gestão do desenvolvimento espacial urbano;

Sub-tema 3. Meios de implementação;

A discussão on-line ocorre em três fases em paralelo com as reuniões intergovernamentais informais e audiências partes interessadas em Nova Iorque.

Mais informações no site da Conferência Habitat III.

 

Publicado em Notícias | Última modificação em 20-06-2016 23:34:12