Skip to main content

O Comitê Cearense pela Desmilitarização da Polícia e da Política realiza, no dia 13 de novembro em Fortaleza, o debate “Militarismo e Paramilitarismo no campo e na cidade”. O evento conta com a participação de Orlando Zaccone, Fransérgio Goulart e Gizele Martins que debaterão o enfrentamento à violência policial no campo e na cidade, ao encarceramento em massa, a criminalização de lutadores/as sociais e ao extermínio da juventude nas periferias.

QUEM SÃO OS CONVIDADOS?

ORLANDO ZACCONE: Delegado de polícia civil do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências Penais e Doutor em Ciência Política. Autor dos livros Acionistas do nada: quem são os traficantes de drogas(editora Revan, 2007) e Indignos de vida: a forma jurídica da política de extermínio de inimigos na cidade do Rio de Janeiro (editora Revan, 2015). Foi o delegado responsável pelo “Caso Amarildo”.

GIZELE MARTINS: Jornalista, comunicadora comunitária, militante pelos direitos humanos dos espaços de favela e moradora da Maré.

FRANSÉRGIO GOULART: historiador, morador de Manguinhos e militante pelos direitos humanos dos espaços de favelas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SEXTA, 13 de novembro:
*14:00 às 16:30 – Roda de conversa sobre violência policial e extermínio da juventude
CUCA Jangurussu

*18:00 às 21:00 – Debate: Militarismo e paramilitarismo no campo e na cidade. Lançamento do livro Indignos de Vida (Orlando Zaccone) e do relatório Militarização das Favelas: impactos na vida de jovens negros e negras.
UFC – CHII, Auditório Luiz de Gonzaga

SÁBADO, 14 de novembro:
*9:00 às 12:00: Oficina de formação e articulação com movimentos sociais: Desmilitarização – o que, por que e como popularizar?

*17:00: Lançamento da Cartilha pela Desmilitarização da Polícia e da Política no Bom Jardim (CDVHS)