Desde setembro de 2020, o Observatório das Metrópoles tem promovido o curso de extensão “As Metrópoles e o Capitalismo Financeirizadoem formato virtual. O objetivo do curso é difundir e debater os resultados de pesquisa do Grupo Metrópole, Estado e Capital, que, desde 2015, empenha-se na construção de um marco teórico que permita compreender os atuais nexos financeirização/urbanização, sugerindo novos horizontes de investigação e de reflexão sobre eles.

O curso tem como roteiro fundamental o livro de mesmo título, oriundo da referida pesquisa e da atuação do grupo, originalmente criado em virtude do interesse dos seus integrantes em estabelecer um diálogo teórico e analítico entre a matriz de pensamento braudeliana-arrighiana e o pensamento crítico presente no campo dos estudos urbanos e regionais, buscando alternativas de interpretação sobre as conexões entre as transformações do capitalismo, em movimento desde os anos 1970, e os processos de reestruturação urbana-regional em suas variadas dimensões, como a econômica, social, política e cultural.

O livro A metrópole e o capitalismo financeirizado, lançado na primeira aula do curso, reúne textos tanto dos integrantes do grupo quanto de autores e autoras com quem mantiveram interações intelectuais, diretas ou indiretas, compartilhando indagações, análises e inquietações teóricas. Assista o vídeo de apresentação do livro:

Cada uma das sessões do curso é conduzida por esses autores e autoras, remetendo-se, principalmente, mas não exclusivamente, ao conteúdo dos capítulos do livro. Ocorrendo semanalmente, o curso atualmente está em seu décimo quarto encontro. O registro é disponibilizado em nosso canal no Youtube toda terça-feira, confira as aulas disponíveis:

O curso de extensão “As Metrópoles e o Capitalismo Financeirizado” é coordenado por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (IPPUR/UFRJ), Nelson Diniz, Igor Pouchain Matela, Tarcyla Fidalgo Ribeiro e Isis Camarinha, integrantes do Grupo Metrópole, Estado e Capital e pesquisadores vinculados ao INCT Observatório das Metrópoles.