Skip to main content

Nesta edição especial do Boletim do Observatório das Metrópoles, oferecemos uma visão crítica sobre os processos pelos quais Belém tem passado diante da preparação para sediar a COP30 – Conferência das Partes da ONU sobre o Clima, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, estado do Pará, na Amazônia brasileira.

Os textos apresentados refletem parte dos esforços de uma iniciativa de pesquisa dedicada a compreender as transformações urbanas em curso na cidade “em nome da COP”. Obras viárias, intervenções de drenagem em canais, implantação de parques urbanos, construção de hotéis, espaços culturais, centros de gastronomia, entre outras ações, já fazem parte do cotidiano da população – especialmente nas áreas mais centrais da cidade. Recursos em montantes nunca antes vistos em tão curto prazo estão sendo aportados em Belém.

Foto: SEMAS/PA.

Este boletim apresenta resultados parciais da pesquisa em desenvolvimento “COP30 em Belém (PA): das oportunidades de transformações urbanas aos desafios para a participação e controle social”, apoiada pelo CNPq no âmbito da Chamada Universal – CNPq/MCTI nº 10/2023 – Faixa B – Grupos Consolidados.

O projeto reúne pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento – Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Economia, Turismo, entre outras – e de diversas instituições (UFPA, UNAMA, IFPA, UFPR). Está estruturado em seis eixos de pesquisa:

  1. Balanço crítico dos megaeventos
  2. Projetos urbanos e de infraestrutura
  3. Mobilidade
  4. Conservação e preservação do Centro Histórico de Belém (CHB)
  5. Economia urbana
  6. Eixo integrador, voltado à incidência política na sociedade, qualificação do debate, proposição de ferramentas e fomento à participação e ao controle social.

Assim, para além das discussões sobre as mudanças climáticas – razão de ser das COPs – uma extensa agenda de pesquisa se abre e se articula às preocupações do Observatório das Metrópoles, voltadas à compreensão crítica das transformações das metrópoles brasileiras na contemporaneidade. Essa agenda retoma e aprofunda temas já enfrentados pelo Observatório há cerca de uma década, durante o desenvolvimento do projeto “Metropolização e Megaeventos: impactos da Copa do Mundo/2014 e das Olimpíadas/2016”, que analisou os efeitos dos megaeventos esportivos no Brasil. A partir dessa trajetória, buscamos refletir sobre o que aprendemos, o que mudamos e o que continuamos a repetir nas práticas de realização de megaeventos no país.

Convidamos você a acompanhar nossas produções pelas redes sociais, especialmente o perfil @foconacop30, que tem funcionado como um importante repositório de reflexões críticas sobre o processo de preparação da COP30. Também recomendamos a visita ao nosso canal no YouTube e destacamos a Sessão Livre 19 da programação do XXI ENANPUR, intitulada COP30 em Belém: oportunidades e desafios da cidade anfitriã”, que ocorrerá no dia 20 de maio, das 18h20-20h00.

Boa leitura!

Olga Lúcia Castreghini de Freitas
Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA e Professora Sênior do PPGGEO/UFPR. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e pesquisadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo Curitiba. Coordenadora do Projeto “COP30 em Belém (PA): das oportunidades de transformações urbanas aos desafios para a participação e controle social”, financiado pelo CNPq.

Confira: