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A desigualdade no acesso ao transporte público e o peso das tarifas no orçamento das famílias dizem muito sobre como a mobilidade urbana opera na metrópole do Rio de Janeiro. É o que demonstra o artigo “Desigualdade, exclusão e possibilidade da Tarifa Zero na metrópole do Rio de Janeiro”, publicado no dossiê “Tarifa Zero contra a crise urbana” da Revista Diálogos Socioambientais.

Assinado por Juciano Rodrigues, professor do IPPUR/UFRJ e pesquisador do INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Rio de Janeiro, e Vitor Mihessen, coordenador geral da Casa Fluminense, o estudo analisa como a combinação entre desigualdades sociais, exclusão geográfica e tarifas proibitivas agrava a segregação urbana e limita o direito à mobilidade na metrópole fluminense.

O preço das passagens (R$ 7,90 no metrô, R$ 4,70 no VLT/ônibus e R$ 7,60 nos trens metropolitanos) pesa de forma desigual no orçamento familiar. De acordo com os dados analisados pelos pesquisadores, pessoas negras comprometem, em média, 28,9% da renda domiciliar com a aquisição de 44 passagens mensais, enquanto pessoas brancas comprometem 13,2%.

Segundo os autores:

O que importa destacar no quadro de desigualdades e exclusão é que a Tarifa Zero – sem catracas – tem o potencial de promover a inclusão social ao contribuir para remover ao mesmo tempo as barreiras econômicas, sociais e geográficas que separam as pessoas das oportunidades de vida.

Confira o resumo:

Na metrópole do Rio de Janeiro, a desigualdade e a exclusão geográfica no transporte são agravadas pelo caráter proibitivo das tarifas praticadas em todos os serviços. A interação entre essas as condições sociais e as desvantagens no transporte se materializam nas condições de deslocamento da população, em especial daquela residente em favelas e periferias. Nesse contexto, uma das possibilidades mais viáveis e necessárias é a implementação da Tarifa Zero, que surge como uma alternativa real para combater a exclusão social e econômica agravada pelas altas tarifas.

Palavras-chave: Tarifa Zero, desigualdade, exclusão.

Leia o artigo completo, CLIQUE AQUI.

Foto: Fernando Frazão (Agência Brasil).

Sobre o dossiê:

O conjunto de textos que compõem a 23ª edição da revista Diálogos Socioambientais, organizada por Silvana Zioni e Daniel Santini, apresenta uma leitura aprofundada e bastante diversa sobre políticas públicas de Tarifa Zero no transporte público e coletivo. Partindo de diferentes áreas do conhecimento e envolvendo pessoas de múltiplas áreas, o trabalho se propõe a apresentar uma leitura interdisciplinar, onde abordagens e metodologias distintas se conectam com o objetivo de melhor compreender efeitos, impactos e desafios relacionados. São artigos escritos por pesquisadoras e pesquisadores que têm produzido reflexões importantes sobre o tema em alguns dos principais núcleos acadêmicos do país. Confira em: periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais