Com um número significativo de visualizações, a série “Metrópoles do Amanhã”, produzida pelo INCT Observatório das Metrópoles, encerrou de forma bem-sucedida. A estreia da rede no TikTok ocorreu dia 13 de outubro, buscando engajar o público jovem e debater questões importantes para a vida nas metrópoles. Os cinco episódios, disponíveis também no Instagram, abordaram temas como transição demográfica e energética, transformações digitais e mudanças climáticas. No total, considerando as duas redes sociais, foram mais de 12 mil visualizações.
“Foi um grande passo em termos de divulgação científica, não somente no sentido de ampliar nossos canais de comunicação e aproximar o público das pesquisas e debates produzidos pelo Observatório, mas, sobretudo, dialogar com uma geração mais jovem”, pontuou a coordenadora de comunicação da rede, Tuanni Borba.
O primeiro episódio da série começou apresentando o conceito de metrópoles e o Observatório e, a partir daí, percorreu temas que impactam diretamente o futuro das grandes cidades. Todas as temáticas saíram do novo projeto INCT, intitulado “Transformações da ordem urbana e desafios para o desenvolvimento urbano igualitário, justo, inclusivo, democrático e ambientalmente sustentável”. A série foi apresentada pela jornalista Diene Ghizzo, com consultoria de edição da também jornalista Karina Soares e coordenação geral de Tuanni Borba, todas integrantes da equipe de comunicação.
Como serão as metrópoles do amanhã?
Esta foi a pergunta que norteou a produção da série. O objetivo foi levar o debate urbano sobre o futuro das grandes cidades brasileiras para uma nova geração de públicos. “Os vídeos foram muito bem elaborados, tanto na forma quanto no conteúdo, bastante adaptado à cultura do TikTok. Iniciamos uma nova fase de comunicação do Observatório, e o mais importante é nos apropriarmos mais ainda dessa linguagem para aumentar a nossa capacidade de comunicação com o público jovem”, ressaltou o coordenador nacional da Rede Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.
E não para por aí: a equipe de comunicação do Observatório já está preparando uma segunda temporada, prevista para o início do ano que vem. Os novos episódios serão produzidos a partir dos temas dos projetos que irão acontecer dentro do novo projeto INCT, desdobrando cada linha de pesquisa. A série vai abordar desenvolvimento urbano, metrópoles igualitárias, entre outras questões centrais que mobilizam a rede. “Vamos continuar fazendo a conexão entre essa modalidade nova de comunicação e o novo projeto. Será elaborado um roteiro para cada projeto, e o nosso intuito é alcançar o público que ainda não alcançamos para fazer a difusão do nosso trabalho”, concluiu Ribeiro.
Se não conferiu, acesse o nosso perfil no TikTok e assista a série “Metrópoles do Amanhã”,















