A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), instituição de ensino superior do IBGE, está com inscrições abertas para seus programas de pós-graduação (Turma 2026). A especialização lato sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território oferece 30 vagas para o período noturno e tem inscrições abertas até 12 de setembro de 2025. Já o programa stricto sensu de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas tem inscrições abertas até 19 de setembro de 2025 e oferece 20 vagas para mestrado e 10 para doutorado. As aulas da pós são ministradas presencialmente no campus Cavalcanti (Rua André Cavalcanti, 106, Rio de Janeiro).
Especialização
O objetivo geral da pós-graduação lato sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território é complementar a formação de profissionais para atuação nos desafios socioambientais contemporâneos, compreendendo suas causas e procurando superá-los. Prioriza-se, como perspectiva pedagógica, a construção da visão crítica e interdisciplinar sobre as questões ambientais e territoriais, a partir da integração entre os conhecimentos, saberes e análises ambientais e o planejamento, ordenamento e a gestão dos territórios.
O curso será oferecido na modalidade presencial noturno nas datas e horários estabelecidos trimestralmente. Não há taxa de inscrição nem mensalidade ao longo de todo o período letivo. O curso está estruturado em três trimestres de aulas, totalizando 432 horas/aula, seguidos de até nove meses para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
As aulas são ministradas de forma presencial na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), campus André Cavalcanti, no período noturno, das 18h20 às 21h30, de terça a quinta-feira. Quando necessário, aulas de reposição e atividades complementares poderão ocorrer às segundas ou sextas-feiras, no mesmo horário.
Inscrições para especialização: ence.ibge.gov.br/index.php/posgrad-especializacao/especializacao-procselecao
Mestrado e doutorado
O Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da ENCE, composto pelos cursos de mestrado e doutorado, tem por objetivo promover a formação de pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos socioespaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.
O mestrado e o doutorado estão organizados em torno de duas linhas de pesquisa, descritas a seguir, que direcionam os projetos de pesquisa, as dissertações e as teses.
- População, Território e Condições de Vida: Linha com foco no estudo da dinâmica populacional e territorial e nas condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Inclui a utilização de indicadores e o emprego de métodos e modelos para análise da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. Explora as bases de dados existentes e realiza levantamentos de informações quantitativas e qualitativas, considerando os aspectos conceituais e metodológicos e respeitando os limites das fontes utilizadas.
- Produção de Estatísticas Públicas: Linha com foco no estudo de questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população. Inclui o desenvolvimento, a análise e a avaliação de métodos e modelos que contribuam para o avanço da produção de estatísticas públicas, da construção de indicadores e de sistemas de indicadores.
Os cursos não exigem dedicação em tempo integral, mas é necessário ter disponibilidade para frequentar regularmente as aulas e se envolver nas demais atividades previstas pelo programa.
Inscrições para mestrado e doutorado: ence.ibge.gov.br/index.php/mestrado-e-doutorado/posgrad-proc-seletivo