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Como serão as metrópoles do amanhã? Agora, o INCT Observatório das Metrópoles responde direto do TikTok. Com o objetivo de levar o debate urbano sobre o futuro das grandes cidades brasileiras para uma nova geração de públicos, na última segunda-feira, 13, foi ao ar o primeiro episódio da série audiovisual “Metrópoles do Amanhã”, marcando a estreia do Observatório no TikTok. Ao todo, serão cinco episódios que irão tratar de temas como transição demográfica e energética, os desafios das mudanças climáticas e a revolução digital. “Os vídeos estão muito bem elaborados, tanto na forma quanto no conteúdo, bastante adaptado à cultura do TikTok. Iniciamos uma nova fase de comunicação do Observatório, e o mais importante é nos apropriarmos mais ainda dessa linguagem para aumentar a nossa capacidade de comunicação com o público jovem”, ressaltou o coordenador nacional da Rede Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.

O TikTok é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, atrás de WhatsAp, YouTube, Instagram e Facebook, reunindo cerca de 98 milhões de usuários no país. Seu foco são vídeos curtos, criativos e dinâmicos. A maioria dos usuários tem entre 16 e 24 anos, e 60% são mulheres. A ideia da série do Observatório é apresentar temas complexos para uma linguagem simples e didática, sem perder a profundidade.

“Estamos muito felizes em concretizar este projeto e testar um novo formato e uma nova linguagem. Há tempos tínhamos o desejo de alcançar públicos que normalmente não se conectam tão diretamente com os nossos conteúdos e o TikTok é hoje um espaço privilegiado para isso. A plataforma tem passado por transformações e se tornado cada vez mais diversa, tanto nos formatos de conteúdo quanto nos perfis de usuários que circulam por lá. Para nós, é um grande passo em termos de divulgação científica, não somente no sentido de ampliar nossos canais de comunicação e aproximar o público das pesquisas e debates produzidos pelo Observatório, mas, sobretudo, dialogar com uma geração mais jovem”, salientou a coordenadora de comunicação do Observatório, Tuanni Borba.

Concepção da série foi uma parceria entre o Observatório e o Bioma Comunicação Ancestral

No primeiro semestre deste ano, o Bioma Comunicação Ancestral, iniciativa financiada pela Fundação Ford, e a equipe de Comunicação do Observatório deram início ao desenvolvimento de uma parceria. Segundo a coordenadora do Bioma, Melissa Santos, a iniciativa visa apoiar e fortalecer organizações sociais na área de comunicação e no uso de tecnologias da informação. A ideia da série para o TikTok surgiu a partir da análise SWOT (na sigla em inglês, Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), onde foi identificada a necessidade de maior conexão com o público jovem, na faixa etária de 18-24 anos.

O Bioma apresentou o programa “Match de Talentos”, que conecta comunicadores da comunidade a instituições e organizações parceiras. Por meio dele, foi selecionada a jornalista, social media e educomunicadora Lorena Ifé, que elaborou os roteiros da série focando em fortalecer a marca do Observatório no TikTok, além de criar uma audiência jovem, engajada e interessada em refletir sobre a vida nas cidades. Após a validação dos roteiros, a equipe iniciou a captação das imagens e, em seguida, a edição dos episódios, etapa final antes da divulgação da série.

Acompanhe a série “Metrópoles do Amanhã” no TikTok e Instagram do Observatório

A série “Metrópoles do Amanhã” vai apresentar cinco episódios, um por semana, com início dia 13 de outubro, seguindo um percurso cronológico. O primeiro começa apresentando o conceito de metrópoles e o Observatório e, a partir daí, percorre temas que impactam diretamente o futuro das metrópoles: transição demográfica e energética, transformações digitais e mudanças climáticas. Todas as temáticas saíram do novo projeto INCT, intitulado “Transformações da ordem urbana e desafios para o desenvolvimento urbano igualitário, justo, inclusivo, democrático e ambientalmente sustentável”.

A série é apresentada pela jornalista Diene Ghizzo, com consultoria de edição da também jornalista Karina Soares e coordenação geral de Tuanni Borba, todas integrantes da equipe de comunicação. Os episódios estarão disponíveis nos perfis do Observatório no TikTok e, também, no Instagram.