Acaba de ser lançado o livro “Práticas Esportivas e Turismo na Praia e no Mar”, de Alexandre Pereira, Eustógio Dantas, pesquisadores do INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Fortaleza, e Bertrand Cozic (UFPE). A obra, publicada pela Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), aborda, sob múltiplas escalas, os desdobramentos das práticas marítimas esportivas e sua articulação com o turismo e a urbanização do litoral.
Resultado de mais de cinco anos de pesquisa, o livro analisa como o gosto pelo mar e pelo “marítimo” tem se reinventado e se popularizado, impulsionando a criação de novas modalidades esportivas e transformando as praias em espaços de sociabilidade, lazer e negócios. A partir de uma perspectiva comparativa entre o Brasil e países europeus, especialmente a França, os autores discutem a relação entre esportes náuticos, parques aquáticos e empreendimentos turísticos, como marinas, campos de golfe e resorts, na conformação de balneários contemporâneos.
Entre os temas tratados estão a evolução histórica dos banhos de mar e do surfe, a emergência dos “esportes de natureza” (como o kitesurf e o stand up paddle), o papel dos parques temáticos e aquáticos na economia do lazer e as transformações urbanas provocadas por grandes empreendimentos turísticos no litoral brasileiro, com destaque para o Nordeste.
Segundo os autores, compreender o desenvolvimento dessas práticas é fundamental para analisar “a vitalidade e a força da lógica de valorização das praias”, que segue redefinindo os usos do território e as formas de urbanização nas zonas costeiras.
Confira o sumário:
Introdução
Dos banhos de mar aos esportes
Parques aquáticos no mundo e no Brasil
Marinas e campos de golfe nos balneários franceses e no Nordeste do Brasil
Considerações finais
Referências
Os autores
O livro está disponível para download em nossa Biblioteca Digital, CLIQUE AQUI.















