Skip to main content

Lançado em 2017, o livro “Urban Transformations in Rio de Janeiro: development, segregation and governance” atingiu 8 mil downloads no site da editora Springer Nature, mostrando o alcance global da obra que integra a coleção de e-books SpringerLink Earth and Environmental Science.

É motivo de satisfação saber que este livro tem alcançado o grau de difusão internacional que estes números expressam, especialmente se considerarmos tratar-se de uma obra focada na análise de uma cidade. Eles indicam que a produção acadêmica feita no Sul Global pode alcançar relevância e reconhecimento acadêmico para além dos muros nacionais, não obstante as assimetrias da geocultura. Também premia o esforço do trabalho coletivo e cooperativo que marca a existência e funcionamento do INCT Observatório das Metrópoles, razão pela qual agradeço a todas e todos colegas que colaboraram na realização do empreendimento acadêmico do qual este livro resulta. Vale registar que as análises apresentadas neste livro serviram  de background para a pesquisa posterior sobre os impactos e fracassos do projeto dos megaeventos cujos resultados foram publicados em 2020 pela Springer sob o título The Legacy of Mega Events. Urban Transformations and Citizenship in Rio de Janeiro”, destaca Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional da rede e organizador da obra. 

O livro Urban Transformations in Rio de Janeiro” oferece uma visão geral das transformações urbanas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro nas últimas três décadas (1980-2010). Estruturada em três partes e com dezesseis capítulos escritos por pesquisadores(as) da rede, a obra analisa a transformação e a estagnação no que diz respeito à mobilidade e infraestrutura urbana, análise social do território, habitação e mercado habitacional, governança metropolitana, demografia, segregação residencial e desigualdade, entre outros temas. Segundo Ribeiro, a conclusão do estudo aponta para a manutenção de um modelo de organização do território no Rio de Janeiro baseado na segregação residencial e na reprodução das relações de poder social, econômico e político que sustentam a sua ordem urbana.

A publicação é composta pelos seguintes os capítulos:

Part 1 | Territory, Economy and Society
Hipólita Siqueira
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, Marcelo Gomes Ribeiro
André Ricardo Salata, Michael Chetry
Érica Tavares, Ricardo Antunes Dantas de Oliveira
Rosa Maria Ribeiro da Silva
Part 2 | Segregation and Inequalities
Ricardo Antunes Dantas de Oliveira, Érica Tavares
Luciana Corrêa do Lago, Adauto Lúcio Cardoso
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, Juciano M. Rodrigues, Filipe Souza Corrêa
Mariane C. Koslinski, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, Filipe Souza Corrêa
Part 3 | Citizenship, Public Policy and Metropolitan Governance

O estudo sobre a metrópole fluminense é baseado na síntese da pesquisa conduzida pelo Observatório das Metrópoles no período 2009-2016 como parte do programa “Metrópoles: território, coesão social e governança democrática”, pesquisa comparativa entre 14 diferentes contextos metropolitanos. O resultado da pesquisa é a coleção de livros intitulada “Metrópoles: transformações na ordem urbana”, disponível para download gratuito, incluindo a publicação sobre o Rio de Janeiro.

Saiba mais: transformacoes.observatoriodasmetropoles.net.br