A rede do INCT Observatório das Metrópoles, através do Termo de Execução Descentralizada (TED) em parceria com o Ministério das Cidades, tem auxiliado em todos os estados no apoio à realização e à elaboração da metodologia do ciclo de conferências, previsto no âmbito da 6ª Conferência Nacional das Cidades, neste ano de 2025. Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU): caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social“, a expectativa é que haja conferências em todos os estados do país, o que construirá a conferência nacional.
No Ceará, o Núcleo Fortaleza assumiu essa responsabilidade e vem acompanhando a conferência municipal de Fortaleza, seja auxiliando na sua construção, seja participando de todos os eventos organizados pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Fortaleza (IPPLAN).
A primeira aproximação entre o Núcleo e o IPPLAN aconteceu em abril, mediada pela Secretaria das Cidades, ocasião na qual houve um debate sobre a divisão dos temas e a programação da conferência. A maior preocupação do grupo era facilitar o entendimento da população geral sobre os temas a serem discutidos na conferência, discutindo como seria uma linguagem mais simplificada e didática, que traduzisse termos técnicos.
A partir daí, começaram as atividades. Entre 17 de maio e 07 de junho de 2025, foram realizadas quatro pré-conferências em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de recolher e maturar propostas preliminares que já possam chegar à conferência de Fortaleza mais bem pensadas. Segundo divulgação do IPPLAN, esses quatro encontros reuniram mais de 300 participantes, que construíram cerca de 227 propostas divididas entre os seguintes eixos temáticos:
- Mobilidade Urbana Sustentável;
- Meio Ambiente e Resiliência Climática;
- Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável;
- Governança Compartilhada e Acolhimento; e
- Segurança Pública e Assistência Social.
Por fim, a 7ª Conferência das Cidades de Fortaleza foi realizada nos dias 27 e 28 de junho, na Escola Superior do Parlamento Cearense (UNIPACE), na qual a população pôde ter acesso às propostas sistematizadas pelo IPPLAN, elencando as 12 prioritárias que deveriam ser encaminhadas para a conferência do estado do Ceará. Foram eleitos 47 delegados nos segmentos de Poder Executivo, Poder Legislativo, Movimentos Populares, Entidades Empresariais, Entidades de Trabalhadores, ONGs e Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa e Conselhos Profissionais, e deverão representar o município na conferência estadual e, quem sabe, até na conferência nacional.
O Núcleo Fortaleza esteve presente em todos os encontros, participando ativamente e elaborando propostas. Destacamos a apresentação do professor Alexandre Queiroz (UFC), integrante do Núcleo, sobre o tema da governança, na abertura da conferência de Fortaleza, inspirando e levantando questões a serem discutidas pela população.
A próxima data importante é a conferência estadual, a ser realizada em 20 e 21 de agosto, na qual o grupo tem assessorado mais ativamente sua construção. A professora Clélia Lustosa, coordenadora do Núcleo Fortaleza, inclusive, estará representando a rede como delegada no segmento de Entidades Acadêmicas, juntamente com a pesquisadora Sara Rosa, também integrante do Núcleo e do LEHAB/UFC, a fim de defender uma cidade mais justa e igualitária.

Figura 01 – Da esquerda para a direita: Larissa Menescal (Analista do IPPLAN); Carlos Wesley (pesquisador do Núcleo Fortaleza); Bruna Santiago (pesquisadora do Núcleo Fortaleza); Armando Elísio (Analista e Gerente das Zonas Especiais do IPPLAN); Gabrielle Santana (Diretora do Observatório do IPPLAN); Elizabeth Feijão (Diretora de Articulação e Integração de Políticas do IPPLAN e ponto focal da conferência de Fortaleza); Clélia Lustosa (Coordenadora do Núcleo Fortaleza); Arthur Bruno (Presidente do IPPLAN); Lívia Fernandes (Analista de Planejamento do IPPLAN);

Figura 02 – Pesquisadores do Núcleo Fortaleza do INCT Observatório das Metrópoles na segunda pré-conferência das cidades no Cuca Barra do Ceará, com o Presidente do IPPLAN, Arthur Bruno (em pé, a direita), e com o presidente da ZEIS do Pirambu, Zé Maria (em pé, a esquerda).

Figura 03 – Pesquisadores do Núcleo Fortaleza do INCT Observatório das Metrópoles e equipe do IPPLAN na quarta pré-conferência, no Cuca Jangurussu.

Figura 04 – Pesquisadores do Núcleo Fortaleza do INCT Observatório das Metrópoles e equipe da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, na Conferência das Cidades de Fortaleza na UNIPACE.

Figura 05 – Professor Alexandre Queiroz (UFC) na palestra de abertura da Conferência das Cidades de Fortaleza, em 27 de junho de 2025 na UNIPACE.

Figura 06 – Sala de eleição dos delegados para o segmento de Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais na Conferência das Cidades em Fortaleza.