Nos dias 27 e 28 de junho de 2025, no auditório da Faculdade SENAI/Fatesg, ocorreu a 7ª Conferência das Cidades do município de Goiânia, em Goiás. O evento, organizado pela Prefeitura de Goiânia e apoiado pelo INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Goiânia, foi uma oportunidade ímpar de discussão dos temas mais urgentes relacionados a agenda urbana da capital do estado.
Com a presença de várias entidades da sociedade civil organizada, como os conselhos, universidades e movimentos populares, foram pactuados importantes pontos que deverão ser discutidos na Conferência Estadual, agendada para o dia 28 de agosto de 2025.
No dia da abertura, o ponto alto foram as palestras realizadas, inclusive com a participação do representante do Ministério das Cidades.
A Profa. Dra. Lucia Moraes abriu o ciclo, com o tema da Habitação, apresentando dados atualizados sobre o déficit habitacional e os desafios relacionados a serem enfrentados.
Já a Profa. Dra. Celene Barreira, coordenadora do Núcleo Goiânia, apresentou o andamento da aprovação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Goiânia, um trabalho que vem sendo coordenado por ela desde 2015, através de um convênio entre o Estado de Goiás e o Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG).
O diretor do Concidades, Victor Monteiro Almeida, apresentou o histórico de realização das Conferências d
as Cidades, a importância da retomada desse movimento e os principais objetivos da sexta edição da conferência, prevista para o mês de outubro.
Fechando o ciclo, Miguel Ângelo Pricinote, da Secretaria Geral de Governo do Estado de Goiás, falou sobre a mobilidade no âmbito da Região Metropolitana de Goiânia (RMG).
No segundo dia, foram apreciadas as propostas dos grupos de trabalho e indicadas as propostas mais votadas para serem discutidas na Conferência das Cidades do Estado de Goiás.
Também foi realizada a indicação e eleição dos delegados, que irão representar a cidade de Goiânia na etapa estadual, sendo dois deles integrantes do Núcleo Goiânia: os arquitetos Luana Kallas e Juan Guillen. Já as arquitetas Maria Ester de Souza (animadora) e Lorena Cavalcante (auxiliar) participaram da Comissão Organizadora, auxiliando na elaboração da programação, nos ritos necessários para que a iniciativa se concretizasse e na realização do próprio evento. Importante enfatizar o papel de Maria Ester que assumiu a liderança, articulou com os atores políticos e foi a moderadora dos debates que ocorreram.
Foram dois dias intensos, repletos de troca de saberes e participação ativa dos envolvidos, cujo engajamento foi primordial para o sucesso da conferência.