Como parte do Dossiê Nacional “As Metrópoles e a Covid-19”, atualmente em processo de atualização, o Observatório das Metrópoles passa a disponibilizar a partir de hoje um painel interativo de dados para o acompanhamento da Campanha Nacional de Vacinação contra COVID-19 nas Metrópoles e Regiões Metropolitanas.

O painel cobre os números gerais da vacinação e os percentuais de vacinados com a primeira e a segunda dose em 19 Regiões Metropolitanas (RMs). Através dos mapas, é possível acompanhar o percentual de vacinados em cada município e comparar o desempenho em relação à aplicação das duas doses. Os gráficos, por sua vez, mostram o percentual de vacinados nas regiões metropolitanas, destacando as diferenças entre Núcleo e Entorno.

Os dados mostram não só diferenças entre essas RMs, mas também revela contrastes importantes nos seus espaços internos no que diz respeito à cobertura vacinal. O painel, além de permitir o acompanhamento da vacinação, pode se constituir uma ferramenta útil para entender como vem se dando o enfrentamento da pandemia nos espaços metropolitanos.

As visualizações foram elaboradas com microdados da Campanha Nacional de Vacinação contra COVID-19, organizados pela iniciativa Base dos Dados e disponibilizados através de seu Data Lake público na plataforma Google Cloud. A organização dos dados e o desenvolvimento do painel é de responsabilidade do pesquisador Juciano Rodrigues, pesquisador do Observatório das Metrópoles Núcleo Rio de Janeiro.

Para acessar a ferramenta, CLIQUE AQUI.