Skip to main content

A pesquisadora Denise Elias, integrante do Núcleo Fortaleza do INCT Observatório das Metrópoles e professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), participou neste sábado (12/07) do Programa Brasil Popular, transmitido ao vivo pela TV 247 no YouTube. A entrevista discutiu os desafios e caminhos para a construção de um futuro mais justo para o Brasil.

No programa, mediado por Carina Serra, Denise Elias trouxe uma leitura crítica sobre o território brasileiro, destacando as desigualdades socioespaciais aprofundadas pelo avanço do agronegócio, a concentração fundiária e a exclusão histórica dos povos do campo e das periferias urbanas. Para a pesquisadora, o agronegócio é um dos principais vetores de reorganização do território brasileiro, sendo responsável pela reestruturação do espaço, não só agrícola, mas também urbano e regional em todo o território brasileiro, incrementando a urbanização e a reestruturação urbano-regional.

A edição contou também com a participação do economista e presidente do IBGE, Márcio Pochmann, que abordou a necessidade de reconstrução de um projeto nacional de desenvolvimento que enfrente a desindustrialização, a dependência econômica e a desesperança social.

A entrevista completa está disponível no YouTube: