Pesquisas OM: Habitação

Com o objetivo de apresentar as pesquisas em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles, apresentamos a série “Pesquisas OM“. No formato de vídeos curtos, divulgaremos quinzenalmente os projetos que compõem o Programa 2017-2020 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles.

Na série, os pesquisadores e pesquisadoras responsáveis falam sobre os objetivos das pesquisas, os subprojetos, os núcleos regionais envolvidos, além de exemplos que buscam explorar a conexão entre o tema de estudo e o cotidiano das pessoas, especialmente aquelas que vivem nas metrópoles brasileiras.

A série “Pesquisas OM” contemplará os seguintes temas:

O tema dessa semana é Habitação, cujo projeto de pesquisa se intitula “Direito à Cidade e Habitação“. O trabalho visa analisar o acesso da população à moradia digna nas metrópoles brasileiras, partindo de uma perspectiva multidimensional de habitação e de cidade, que contemple não só o resultado material da produção, ou seja, o que é construído, mas também os processos de produção e consumo, e como todos esses elementos se relacionam. No entendimento do projeto, a habitação, além de ser abrigo, é também cidade, porque diz respeito à possibilidade de acesso aos serviços, aos equipamentos de educação e saúde, ao trabalho e ao lazer, ou seja, a tudo aquilo que é necessário ao bem-estar urbano. Além de acompanhar a conjuntura e o ciclo de políticas habitacionais dos últimos anos, a pesquisa visa articular atividades de extensão e constante diálogo com outros pesquisadores da América Latina que se debruçam sobre o tema.

Confira o vídeo:

O projeto é coordenado por Adauto Lúcio Cardoso (IPPUR/UFRJ) e Camila D’Ottaviano (FAUUSP). Para saber mais, confira o site do grupo e as publicações recentes:

 

Tags: , , , , , ,