Com o objetivo de apresentar as pesquisas em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles, apresentamos a série “Pesquisas OM“. No formato de vídeos curtos, divulgamos quinzenalmente os projetos que compõem o Programa 2017-2020 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles.

Na série, os pesquisadores e pesquisadoras responsáveis falam sobre os objetivos das pesquisas, os subprojetos, os núcleos regionais envolvidos, além de exemplos que buscam explorar a conexão entre o tema de estudo e o cotidiano das pessoas, especialmente aquelas que vivem nas metrópoles brasileiras.

A série “Pesquisas OM” contemplará os seguintes temas:

O tema dessa semana é Organização do Espaço, cujo projeto de pesquisa, intitulado “Organização do espaço urbano-metropolitano e construção de parâmetros de análise das dinâmicas de metropolização“, visa compreender o processo de metropolização brasileiro e as configurações espaciais resultantes, com ênfase nos processos e formas espaciais de concentração e desconcentração urbanas das regiões metropolitanas e sua integração funcional com outros conjuntos urbanos do território nacional.

Confira o vídeo:

O projeto é coordenado por Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Rosa Moura, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Para saber mais sobre o desenvolvimento da pesquisa, confira os links a seguir: