Com o objetivo de apresentar as pesquisas em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles, apresentamos a série “Pesquisas OM“. No formato de vídeos curtos, divulgaremos quinzenalmente os projetos que compõem o Programa 2017-2020 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles.

Na série, os pesquisadores e pesquisadoras responsáveis falam sobre os objetivos das pesquisas, os subprojetos, os núcleos regionais envolvidos, além de exemplos que buscam explorar a conexão entre o tema de estudo e o cotidiano das pessoas, especialmente aquelas que vivem nas metrópoles brasileiras.

A série “Pesquisas OM” contemplará os seguintes temas:

O tema dessa semana é Regimes Urbanos, cujo projeto de pesquisa visa identificar a natureza, as formas de operação e os impactos dos regimes urbanos nas metrópoles brasileiras, a partir da inflexão ultraliberal e da financeirização das políticas urbanas. De forma mais específica, a pesquisa busca identificar como governos municipais têm se comportado em termos de estratégias de gestão municipal e de reformulação de políticas públicas, diante da inflexão ultraliberal e da financeirização do urbano. Além disso, procura identificar as principais condições (sociais, econômicas, políticas, institucionais, culturais) nas quais tais estratégias e ações são planejadas e executadas, além de identificar os setores, grupos e classes que estão no comando deste planejamento e execução, bem como suas formas de articulação entre si e junto a demais agentes.

Confira o vídeo:

O projeto é coordenado por Orlando Alves dos Santos Junior (IPPUR/UFRJ), Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva (UFRN), Bárbara Lúcia Pinheiro de Oliveira França (PUC Minas) e Ricardo Luiz Tows (IPPUR/UFRJ). Para saber mais sobre o desenvolvimento da pesquisa, confira os links a seguir: