Pobreza: Conceitos e Métodos (Texto para Discussão)

Com o objetivo de divulgar os produtos parciais produzidos no âmbito de suas pesquisas, o Observatório das Metrópoles tem produzido a publicação Textos para Discussão (TD). Esta semana lançamos o quarto TD, intitulado “Pobreza: Conceitos e Métodos“.

Elaborado pelos pesquisadores Felipe Camargo Raitano e Marcelo Gomes Ribeiro, o texto apresenta a evolução histórica do conceito de pobreza e suas diferentes metodologias de análise, de modo a fornecer subsídios para a linha de pesquisa “Estrutura Social das Metrópoles Brasileiras”, atualmente em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles.

Na primeira parte, o texto foca na explanação de cinco dos principais conceitos presentes no debate sobre o fenômeno da pobreza, a partir do século XX: subsistência, necessidades básicas, privação relativa, abordagem das capacidades e abordagem multidimensional. Em seguida, são apresentadas diferentes metodologias de análise sobre o fenômeno:

  • Sistema ONU (ICP, HPI-1, HPI-2 e IPM);
  • Análise pela Renda (Sônia Rocha);
  • Índice de Pobreza Multidimensional para o Brasil (Adriana Serra);

Além de outras abordagens muldimensionais produzidas por (1) Kageyama e Hoffmann, (2) Izete Bagolin e Rodrigo Ávila e (3) o Indicador Sintético de pobreza por Ricardo Paes de Barros, Mirela de Carvalho e Samuel Franco.

Confira o resumo:

Este texto tem como objetivo apresentar de forma introdutória a evolução histórica do conceito de pobreza e algumas de suas diferentes metodologias de análise. Assim, o texto se encontra estruturado em duas partes. Na primeira, tem-se como foco a apresentação de cinco dos principais conceitos presentes no debate sobre o fenômeno da pobreza, a partir do século XX, sendo eles: o da subsistência, o das necessidades básicas, o da privação relativa, a abordagem das capacidades e, por fim, a abordagem multidimensional. Na segunda, busca-se apresentar algumas metodologias de análise utilizadas nas diferentes abordagens sobre o fenômeno.

Palavras-Chave: pobreza; conceitos de pobreza; metodologia de análise e pobreza.

Acesse o documento completo, CLIQUE AQUI.

 

Tags: , , ,