Skip to main content

As pesquisadoras do Núcleo Maringá do INCT Observatório das Metrópoles, Priscilla Borgonhoni Chagas, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Daniela Barbosa Sousa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da mesma instituição, foram reconhecidas com o prêmio de Melhor Artigo Decorrente de Dissertação de Mestrado no XII Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD – EnEO 2025, realizado entre os dias 11 e 13 de junho na Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) por meio da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais (EOR), é um dos mais importantes fóruns acadêmicos da área no Brasil. A premiação representa um reconhecimento nacional da qualidade e relevância do trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras do Núcleo Maringá.

Intitulado “Além dos tijolos e do cimento: mulheres, lideranças e a construção de um território coletivo na Ocupação Urbana Dom Helder Câmara em Paiçandu/PR”, o artigo premiado é um recorte da dissertação de mestrado de Daniela Sousa, orientada por Priscilla Chagas. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto de extensão “Cidades Inteligentes e Democráticas”, financiado pelo programa Universidade Sem Fronteiras (SETI/PR) e coordenado por Antônio Rafael Marchezan Ferreira, que também é coordenador do Núcleo Maringá.

A partir de uma perspectiva de gênero, o estudo analisa como a liderança exercida por mulheres na ocupação contribui para a construção de um território coletivo, com práticas cooperativas e autônomas que ressignificam o espaço urbano. Utilizando dados do IBGE, Observatório das Metrópoles e Fundação João Pinheiro, a pesquisa também relaciona o aumento do número de lares chefiados por mulheres com o déficit habitacional que as afeta, apontando as ocupações como espaços de empoderamento e de legitimação política dessas lideranças femininas.

A principal contribuição do trabalho é propor uma leitura da cidade que valoriza experiências coletivas e populares de produção do espaço, trazendo à tona questões de justiça social e inclusão a partir da atuação de mulheres em territórios marginalizados.

Confira o artigo, CLIQUE AQUI.

Além dos Tijolos e do Cimento: Mulheres, Liderança e a Construção de um Território Coletivo na Ocupação Urbana Dom Helder Câmara em Paiçandu/PR

Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como a liderança feminina na Ocupação Dom Helder Câmara, em Paiçandu/PR, contribui para a formação de um território coletivo. A luta por moradia revela demandas invisibilizadas das mulheres em diferentes esferas do cotidiano, destacando a importância de considerar seus direitos em todas as áreas. Este artigo fundamenta-se em reflexões sobre o território e movimentos sociais, de modo a corroborar com a discussão sobre a luta das mulheres por moradia em ocupações urbanas. O estudo, de
natureza qualitativa-descritiva, baseia-se em entrevistas semi-estruturadas com seis mulheres líderes na ocupação. A análise interpretativa dos dados mostra que essas mulheres desempenham um papel crucial na formação do território coletivo, participando e atuando ativamente do processo de efetivação da produção social, pegando em enxadas e limpando o espaço, como também assumindo cargos de liderança, como coordenação de torre, portaria e limpeza. Evidencia-se o surgimento de espaços a partir de suas iniciativas e ideais que materializam suas demandas e evocam sua existência no território. Suas iniciativas criam espaços que materializam suas demandas e reforçam sua presença no território, evidenciando o empoderamento feminino em movimentos sociais urbanos.

Palavras-Chave: Mulheres. Território Coletivo. Ocupação Urbana. Movimentos Sociais. Moradia.