Skip to main content

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) promove, entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, a 30ª edição da Semana IPPUR. O evento, consolidado como o mais tradicional do calendário do instituto, reúne anualmente a comunidade acadêmica para debater temas centrais ao planejamento urbano e regional e à gestão pública, sempre orientados pela perspectiva da justiça social.

Neste ano, o tema central aborda os desafios e as potencialidades do planejamento e da gestão pública em territórios marcados pela condição periférica no sistema-mundo capitalista. Com o título “O planejamento urbano e regional e a gestão pública nas periferias do capitalismo: desafios e potencialidades da condição periférica”, a Semana IPPUR busca promover a reflexão crítica sobre a reprodução de modelos hegemônicos nos contextos periféricos, denunciando desigualdades e fortalecendo a solidariedade e a cooperação intelectual entre pesquisadores e movimentos sociais.

O diretor do IPPUR, professor Fabrício Leal, destaca a importância histórica do evento e sua trajetória de expansão. “A Semana IPPUR se transformou em um espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo toda a pós-graduação e a graduação, sobretudo após a integração do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social”, afirma.

A programação contará com seis eixos temáticos, organizados em torno das linhas de pesquisa e ensino dos grupos e laboratórios do IPPUR. As inscrições de trabalhos, em formato de resumos expandidos, apresentações audiovisuais, rodas de conversa e outras modalidades, estão abertas até o dia 25 de agosto de 2025, exclusivamente para integrantes da comunidade IPPUR. Já a participação como ouvinte é aberta a toda a comunidade da UFRJ.

Veja mais informações e o edital no site do IPPUR: CLIQUE AQUI.