VI Seminário Internacional Curitiba — ateliês de projeto urbano

VI Seminário Internacional Curitiba — ateliês de projeto urbano

A Universidade Positivo promove, no período de 5 a 13 de outubro, o SICWB 2017 — I Seminário Internacional de Curitiba — Ateliês de Projeto Urbano. A palestra de abertura do evento acontece no dia 5 de outubro, às 19h 30, com o Prof. Dr. Renato Saboya, Arquiteto e Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional e Doutor em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial. Sboya é professor de graduação e pós graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, responsável pelo Urbanidades Blog.

A professora Jussara Maria Silva, do Núcleo Curitiba da Rede Observatório das Metrópoles, faz parte do Comitê Científico do SICWB 2017.

APRESENTAÇÃO

A situação atual dos centros tradicionais das cidades brasileiras expressa resultados de ações dos diversos agentes que atuam naqueles espaços, sendo eles de natureza técnica, política, econômica, cultural e social. Nos anos 70 do século XX, a expansão urbana foi responsável por transformações territoriais que alteraram suas características originais, promovendo o esvaziamento populacional e paralelamente a diluição física e funcional do centro, que já não supria as necessidades de uma população em franco crescimento.

Em Curitiba esse processo foi intermediado pelo Plano Preliminar de Urbanismo de 1965, da Empresa SERETE, junto com o arquiteto Jorge Wilheim, que promoveu a dispersão da região central em dois grandes eixos lineares, implantado efetivamente nos anos 70. Os resultados iniciais desta ação contribuíram para dotar a cidade de um sistema de transporte reconhecido internacionalmente, mas os efeitos gerais do processo ainda podem ser avaliados nos dias atuais.

Sob tal perspectiva o SICWB 2007, I Seminário Internacional de Curitiba | Ateliês de Projeto Urbano, promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, se propôs a avaliar as condições da paisagem urbana da região central de Curitiba, apresentando propostas para a requalificação do lugar. Tomava por base então os documentos legais e projetos de intervenção do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, além de levantamentos e pesquisas prévias dos professores do curso. Passados dez anos, o SICWB 2017, em sua sexta edição, se propõe a reavaliar a região central, num momento que a Prefeitura recém aprovou seu novo Plano Diretor e está em vias de aprovação da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo.

TEMÁTICA

Para aprofundar os debates e direcionar as intervenções deste VI Seminário Internacional de Curitiba, os temas propostos resgatam a ideia de requalificação urbana do evento anterior, como objetivo final, mas expressam a necessidade de estudar transversalmente outras questões que contribuem para o entendimento do problema, como a da habitação na região central das grandes cidades e a da mobilidade urbana, compreendida numa perspectiva abrangente.

Com isso, amplia-se o leque de estudos e abre-se o seminário para contribuições diversas, do país e do exterior, que podem servir como inspiração e referência para intervenções a serem ser feitas em Curitiba.

COMITÊ CIENTÍFICO

Almir Francisco Reis (Prof. Dr. – UFSC)

Clovis Ultramari (Prof. Dr. – PUC – PR)

Giselle Chalub Martins (Profª Dra. – UNB)

Jussara Maria Silva (Profª Dra. – UP) – (Coordenação)

Maria da Graça Rodrigues Santos (Profª Dra. – UP)

Renata Satiko Akiyama (Profª Dra. – UP)

Renato Tibiriça de Saboya (Prof. Dr. – UFSC)

Para mais informações, acesse o site do SICWB 2017.

 

Publicado em Eventos | Última modificação em 03-10-2017 18:35:47

 

Tags: , ,