Nos dias 20 e 21 de agosto, foi realizada a 6ª Conferência Estadual das Cidades do Ceará, no Centro de Eventos em Fortaleza. O encontro reuniu representantes de mais de 150 cidades cearenses, totalizando cerca de 600 participantes. O Ceará foi um dos estados que mais mobilizou as prefeituras na etapa municipal, alcançando a marca de 85% dos municípios com conferências realizadas.
O Núcleo Fortaleza do INCT Observatório das Metrópoles participou de todas as etapas desde fevereiro de 2025: definição das metodologias das conferências municipais e estadual, sistematização das propostas, elaboração do caderno de propostas e realização de sete pré-conferências, entre abril e maio, em diferentes macrorregiões do estado, com a presença da professora Clélia Lustosa (UFC), coordenadora do núcleo.
Na abertura da etapa estadual, o tema foi a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), com reflexões apresentadas pelo professor Orlando Alves dos Santos Jr. (UFRJ), coordenador do INCT Observatório das Metrópoles. Estiveram presentes também Letícia Miguel Teixeira (ConCidades/Ministério das Cidades), Zezinho Albuquerque (Secretário das Cidades do Ceará) e Arthur Bruno (Presidente do IPPLAN/Fortaleza).

Foto: Orlando Santos Jr. abrindo a 6ª Conferência Estadual das Cidades, em Fortaleza, com palestra sobre a PNDU.
Durante os dois dias, delegados, observadores e convidados acompanharam apresentações sobre os grandes eixos da PNDU. Em seguida, divididos em cinco grupos temáticos (Habitação e Regularização Fundiária; Política de Saneamento Básico; Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas; Mobilidade Urbana; Governança, PNDU, Controle Social, Transformação Digital e Segurança Pública) discutiram e aprimoraram propostas oriundas de todas as regiões do Ceará. Ao final, foram indicadas 20 prioridades para encaminhamento a Brasília.

Foto: Carlos Wesley (LAPUR/UFC), Marilia Gouveia (PMSobral), Bruna Santiago (LEHAB/UFC), Leticia Miguel Teixeira (ConCidades), Orlando Santos Jr. (INCT Observatório das Metrópoles), Juliany Rhein (SecCidades), Clelia Lustosa (Coordenadora do Núcleo Fortaleza e professora da UFC), Elizabeth Feijão (IPPLAN) e Clarisse Freitas (professora da UFC).
Caderno de Propostas
As propostas enviadas pelos municípios foram sistematizadas em um caderno de propostas prioritárias (nacionais), debatidas na Conferência Estadual, e em um caderno de propostas secundárias (arquivo online), que servirá de subsídio para políticas públicas no Ceará.
O material, distribuído a todos os participantes no credenciamento, foi elaborado pela equipe da Secretaria das Cidades, com destaque para a técnica Evelize Regis, além de contribuições dos bolsistas do INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Fortaleza, Bruna Santiago e Carlos Wesley Freire da Silva.

Equipe do Núcleo Fortaleza: Bruna Santiago, Clelia Lustosa e Carlos Wesley com Orlando Santos Jr., coordenador do INCT Observatório das Metrópoles.
Delegados para a Conferência Nacional e o Conselho Estadual das Cidades
Ao final do evento, foram eleitos os delegados para a Conferência Nacional. O Núcleo Fortaleza do INCT Observatório das Metrópoles será representado por Carlos Wesley Freire da Silva (LAPUR) e Sara Rosa Vieira (LEHAB), ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Destaca-se também a interiorização do ensino superior, com a eleição de representantes de instituições como a Universidade Federal do Cariri, Universidade Estadual do Ceará (Campus Itapipoca), Instituto Federal do Ceará (Sobral) e CENTEC (Limoeiro do Norte), ampliando a diversidade regional entre delegados e suplentes.
Já nas eleições para o Conselho Estadual das Cidades do Ceará, foram escolhidos os representantes do segmento “Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa”: as professoras Clélia Lustosa (INCT Observatório das Metrópoles) e Firmiana Santos Fonseca Siebra (URCA), além do arquiteto Rérrisson Máximo (CAU/CE).

Foto: Eleição para delegados nacionais e para o Conselho das Cidades, no segmento “Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa”.
A experiência da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Ceará reforça o papel estratégico do INCT Observatório das Metrópoles, que, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério das Cidades, tem apoiado a realização das conferências em todo o país, contribuindo com metodologias, cadernos de propostas e relatórios de avaliação para o fortalecimento da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).