A pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Rio de Janeiro, Ana Lucia Nogueira de Britto, conquistou o primeiro lugar na categoria Pesquisa de Impacto do Prêmio FAPERJ de Ciência, Inovação e Reconhecimento – Destaques do Rio de Janeiro. O resultado preliminar foi divulgado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 11 de dezembro, às 17h, na Sala Cecília Meireles, com resultado final a ser confirmado após o período de recursos previsto em edital.
O prêmio reconhece duas pesquisas desenvolvidas por Ana Lucia com foco na Região Metropolitana do Rio de Janeiro:
- “Saneamento básico e águas urbanas na metrópole do Rio de Janeiro: análise na perspectiva dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário e da Sustentabilidade”;
- “Desafios para uma Governança Climática na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”.
Ambas propõem caminhos para enfrentar desigualdades urbanas por meio do fortalecimento de políticas públicas, inovação social e participação cidadã. Entre os resultados, destaca-se o projeto Parque Quilombo do Bomba, concebido a partir de uma demanda de movimentos sociais da Baixada Fluminense. A proposta, baseada nos conceitos de cidades-esponja e cidades sensíveis à água, prevê mirantes, ciclovia elevada, reflorestamento e infraestrutura verde para manejo de inundações.
Outra frente de ação da pesquisa foi a implantação de cisternas para captação de água de chuva em comunidades de São Bento, em parceria com a ONG FASE/RJ e a AMAC. Foram capacitadas 12 mulheres e instaladas 51 cisternas em áreas sem acesso regular à água potável, promovendo autonomia e justiça hídrica.
Referência em saneamento ambiental e gestão das águas urbanas, Ana Lucia Britto é professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB). É coordenadora do Laboratório de Estudos de Águas Urbanas (LEAU) e Coordenadora de Cooperação Internacional do Observatório Nacional do Direito Humano à Água e ao Saneamento (ONDAS).

Segundo a FAPERJ, os finalistas da premiação foram avaliados por Comitês Especiais de Julgamento compostos por especialistas de diversas áreas, considerando critérios rigorosos de elegibilidade e impacto social e econômico. A premiação busca reconhecer pesquisadores, empresas, startups e comunicadores que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.
Confira as listas de contemplados:
- Resultado Preliminar do Eixo 1 (26/11/2025): confira a listagem dos selecionados
- Resultado Preliminar do Eixo 2 (26/11/2025): confira a listagem dos selecionados
- Resultado Preliminar – Prêmio Faperj Honraria aos Servidores e Colaboradores: confira a lista dos selecionados
- Formulário para envio de recurso – Prêmio Faperj: baixe aqui o formulário a ser preenchido
*Com informações da Ascom Faperj e do PROURB/UFRJ.














