Skip to main content

A FAUUSP promove, no dia 30 de agosto, o Seminário “Extensão Universitária: diálogos e perspectivas”, organizado de forma conjunta pelo Observatório das Metrópoles e pelo LabHab/USP. O evento conta com a participação de professores como Caio Santo Amore, Camila D’Ottaviano, Karina Leitão, João Sette, Ermínia Maricato e João Rovati; e também dos coletivos Caetés, Colabora, FAU Social e LabLaje. O professor Adauto Lúcio Cardoso vai apresentar o projeto de extensão universitária do Observatório das Metrópoles, intitulado “As Metrópoles e o Direito à Cidade”.

O Seminário contará com a participação de três pesquisadores do Observatório das Metrópoles: professores Adauto Cardoso (Rio de Janeiro – IPPUR-UFRJ), Camila D’Ottaviano (São Paulo – FAUUSP) e João Rovati (Porto Alegre – FA-UFRGS).

LABHAB 20 ANOS

Criado em novembro de 1996 no Departamento de Projeto da FAUUSP, o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos iniciou suas atividades em março de 1997, com a intenção de interligar as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em um mesmo espaço, dando prioridade à formulação de alternativas para as demandas habitacionais, urbanas e ambientais que visem a inclusão social.

Assim, os trabalhos que desenvolve – planos, projetos e assessoria a Municípios, ONGs e comunidade, têm sempre um caráter experimental, constituindo-se em processo de formação e capacitação para análise crítica e ação propositiva.

Diversas atividades têm sido desenvolvidas com o apoio financeiro de linhas da própria USP (Extensão Universitária e Pró Reitoria de Pesquisa) e de entidades nacionais e internacionais: FAPESP, FINEP, CNPq, CEF, Lincoln Institute of Land Policy. Outras ainda, são de assessoria ao Poder Público no desenvolvimento de pesquisas e propostas, várias delas financiadas por programas de Cooperação Internacional, como Cities Alliance e URB-AL.

O Laboratório conta com uma equipe regular de aproximadamente vinte pessoas, entre professores e estudantes, à qual se incorporam outros participantes – estudantes, pesquisadores e profissionais, à medida que tenham interesse para o desenvolvimento de suas pesquisas (Iniciação, TFG e Pós-graduação) ou que projetos e pesquisas em desenvolvimento pelo Laboratório requeiram.

Além disso, conta com um grupo mais amplo de pesquisadores associados, que participam de debates e seminários temáticos. Desse grupo amplo fazem parte arquitetos e urbanistas, engenheiros, economistas, sociólogos, advogados, geógrafos e estudantes dessas áreas, com experiências que variam entre políticas públicas habitacionais, militância em movimentos sociais e atuação mais acadêmica.

http://labhab.fau.usp.br

PROGRAMA

9:30h – Abertura – Camila D’Ottaviano e Karina Leitão e Maria Lucia Malu Refinetti Martins

10h – Roda de Conversa da Manhã

Prof João Rovati (UFRS) – Extensão Universitária: afinal de contas o que é isso?

Prof Tom Angotti (CUNY) – A extensão universitária do lado de cima do Equador – com base na sua obra“Service Learning in Design and Planning at the Boundaries”

Prof. Adauto Lúcio Cardoso (UFRJ) – A Extensão Universitária no Observatório das Metrópoles – O Projeto “As Metrópoles e o Direito à Cidade”

Prof Bruno Mello (FEEVALE) – A Extensão como Troca de Saberes (com base em seu livro “Diários Messiânicos: cotidiano de uma experiência de extensão universitária”)

Arq. Adelcke Rossetto Netto – Balanço de experiências acadêmicas e em cooperativa

Debatedores: Caio Boucinhas (FIAM FAAM / LABHAB) e Catharina Pinheiro (FAUUSP)

13h/14h – Almoço

14:30h – Roda dos Coletivos FAUUSP

Caetés
Colabora
Grupo de Construção Agroecológica LabLaje
FAUUSP Júnior
FAUSOCIAL

Debatedores: Jorge Bassani (FAUUSP) e João Sette (FAUUSP)

16h – Encerramento

Prof Caio Santo Amore e Profa Erminia Maricato – Extensão Universitária: a Extensão na FAUUSP e perspectivas de atuação conjunta

16:30 – 17:30h Debate Coletivo

CONVIDADOS

Adauto Cardoso

Arquiteto e Urbanista, professor associado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e pesquisador do Observatório das Metrópoles. Coordenador do sub-projeto Habitação e Direito a Cidade.

Adelcke Rossetto Netto

Arquiteto e Urbanista, fundador e sócio da Integra. Mestre em Habitat pela FAUUSP (2027).

Bruno Mello

Arquiteto e Urbanista. Docente da Universidade Feevale. Coordenador Adjunto do Laboratório Cidade em Projeto/UFRGS.

Caio Boucinhas

Arquiteto e Urbanista. Docente da FIAM FAAM. Pesquisador do LabHab.

João Farias Rovati

Arquiteto e Urbanista. Docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Laboratório Cidade em Projeto. Pesquisador do Observatório das Metrópoles.

Tom Angotti (CUNY)

Professor emérito do Hunter College’s Urban Policy and Planning, City University of New York (CUNY). Professor de Urban Affairs and Planning.

DOCENTES FAUUSP

Caio Santo Amore, Camila D’Ottaviano , Catharina Pinheiro Erminia Maricato , João Sette Whitaker Ferreira, Jorge Bassani, Karina Leitão e Maria Lucia Malu Refinetti Martins