Voltar

Aracaju

O Núcleo Aracaju tem origem no Centro de Estudos de Planejamento e Práticas Urbanas e Regionais (CEPUR) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sediado no Campus de Laranjeiras, foi criado em 2018 com foco em pesquisas sobre dinâmica de produção e de reestruturação do espaço urbano e metropolitano nos municípios sergipanos. Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos, destacam-se estudos sobre empreendimentos habitacionais, com foco na análise do Programa Minha Casa Minha Vida, com diferentes abordagens e escalas em Sergipe.

A criação do Núcleo Aracaju e seu ingresso na rede nacional do INCT Observatório das Metrópoles se concretizaram em 2022, através da sua inserção no projeto nacional “AS METRÓPOLES E O DIREITO À CIDADE: plataforma de conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano” (Programa de Pesquisa da Rede Observatório das Metrópoles 2015-2024 – Chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPS Nº 16/2014).

Constituído majoritariamente por professores e estudantes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, também conta com pesquisadores de cursos afins, como Direito, Geografia, Saúde Pública, além de outros membros externos à UFS, atuando em projetos de pesquisa, com rigor científico, sobre processos sociais, espaciais, habitacionais e legislativos na Região Metropolitana de Aracaju (maior arranjo populacional do Estado de Sergipe).

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

COORDENAÇÃO REGIONAL

Sarah Lúcia Alves França
Coordenadora
Lattes

PESQUISADORES