O Núcleo Recife do INCT Observatório das Metrópoles realiza, nos dias 22 e 23 de setembro de 2025, o evento “Fórum Cidade Clima: Recife e Região na Adaptação e Resiliência Climática”, no auditório Evaldo Coutinho, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE.
Trata-se de um desdobramento do Projeto AdaptAÇÃO, cujo objetivo é analisar como diferentes instrumentos de política urbana podem contribuir para enfrentar os impactos da crise climática nas capitais e estados brasileiros. O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério das Cidades e o INCT Observatório das Metrópoles, através do Termo de Execução Descentralizada (TED) “Instrumentos de Política Urbana e as Mudanças Climáticas: possibilidades, limites e desafios”.
O Fórum Cidade Clima pretende reunir representantes institucionais, acadêmicos e de movimentos sociais que atuam na redução dos impactos das mudanças climáticas, seja por meio de instrumentos de política urbana ou de iniciativas locais, para que possam compartilhar suas experiências, contribuindo para enriquecer a pesquisa em andamento e ampliar sua difusão junto à sociedade.
Programação
A programação prevê mesas-redondas, debates e a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa, com enfoque nos dados de Pernambuco e Recife. O evento contará com a presença de Orlando Santos Junior, coordenador do INCT Observatório das Metrópoles; Fabiano Rocha Diniz, coordenador do Núcleo Recife; representantes do Ministério das Cidades; além de lideranças de movimentos sociais e organizações locais.
Entre os coletivos e redes confirmados estão: Instituto Intercidadania, Rede GERA (Governança para o Enfrentamento ao Racismo Ambiental), Gris Solidário, Cores do Amanhã, Caranguejo Tabaiares, Tenda Caboclo Flecheiro D’Araroba, além de iniciativas como Comunidades pelo Clima, Somos Todos Muribeca, Meu Recife e a Comissão Ambiental de Jaboatão.
As inscrições já estão abertas através do Sigaa, acesse: sigaa.ufpe.br/sigaa

















