O Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles realiza, no dia 30 de outubro de 2025, a oficina local do Projeto AdaptAÇÃO – Avaliação e Implementação de Instrumentos de Política Urbana na Perspectiva da Adaptação Climática. O encontro acontece das 9h30 às 18h, no Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF, em Campos dos Goytacazes (RJ), com inscrições gratuitas abertas ao público interessado (clique aqui).
Dirigida a gestores públicos, pesquisadores, ativistas e movimentos sociais, a oficina discutirá os desafios e possibilidades de incorporar a adaptação climática nas políticas e instrumentos de planejamento urbano municipal. Além do debate geral sobre o tema, o evento apresentará a proposta de revisão de instrumentos da política urbana desenvolvida no âmbito da parceria com o Ministério das Cidades.
A programação será dividida em três momentos:
9h30-12h: Sustentabilidade ambiental e os desafios das políticas urbanas
Mediação: Érica Tavares (UFF)
Participação: Matheus Tomaz (UFF) e Orlando A. Santos Júnior (IPPUR/UFRJ).
13h30-15h30: Gestão urbana e ambiental na perspectiva da adaptação climática
Mediação: Daniela Bogado (IFF)
Participação: Letícia Osório (Projeto AdaptAÇÃO), Carlos Ronald Macabu Arêas (SEMMAS Campos dos Goytacazes) e Guilherme Sardenberg Barreto (SEMAS Macaé).
15h30-16h: Intervalo
16h-18h: Territórios urbanos, populares e tradicionais diante das emergências climáticas
Mediação: Guilherme Pereira (UENF)
Participação: Antônio Pimentel da França (REDI Itabapoana), Priscila Viana (CPT) e Maria Inês Paes Ferreira (CBH Macaé – Rio das Ostras).
O Projeto AdaptAÇÃO é uma iniciativa nacional do Ministério das Cidades, em parceria com o INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ), voltada a apoiar municípios brasileiros na atualização de seus instrumentos de política urbana frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.