Com o objetivo de apresentar as pesquisas em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles, apresentamos a série “Pesquisas OM“. No formato de vídeos curtos, divulgamos quinzenalmente os projetos que compõem o Programa 2017-2020 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles.

Na série, os pesquisadores e pesquisadoras responsáveis falam sobre os objetivos das pesquisas, os subprojetos, os núcleos regionais envolvidos, além de exemplos que buscam explorar a conexão entre o tema de estudo e o cotidiano das pessoas, especialmente aquelas que vivem nas metrópoles brasileiras.

A série “Pesquisas OM” contemplará os seguintes temas:

O tema dessa semana é Estrutura Social, cujo projeto de pesquisa analisa a estrutura de classe e da pobreza nas metrópoles brasileiras, tendo em vista a passagem de uma sociedade urbano-industrial para uma sociedade de serviços, em especial no momento de crise econômica e social experimentada na atual década. A partir da análise de dados sobre o trabalho, renda e educação, a pesquisa investiga a ligação entre o mercado de trabalho e o processo de segregação residencial. E, nesse sentido, busca gerar reflexões sobre que efeitos o território tem sobre as oportunidades das pessoas.

Confira o vídeo:

O projeto é coordenado por Marcelo Ribeiro, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), e André Salata, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Para saber mais sobre o desenvolvimento da pesquisa, confira os links a seguir: