No último dia 21, o Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles, coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), celebrou a conquista do segundo lugar na categoria Melhor Campanha de Comunicação Digital, com o projeto de podcast Metrópoles Possíveis – um outro futuro possível para as cidades.
A iniciativa é uma produção desenvolvida de forma colaborativa entre a Assessoria de Relacionamento Institucional e a Coordenação de Tecnologia da Informação do IJSN com o Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles, que, em 2024, participou de uma ação conduzida pela rede nacional de pesquisa que propôs aos 18 Núcleos Regionais o desafio de levar o debate sobre as questões metropolitanas de forma acessível à sociedade.
O desafio do projeto premiado foi poder abordar junto à sociedade as questões metropolitanas que desafiam o desenvolvimento social, sustentável e econômico, difundindo o conhecimento produzido por meio das pesquisas.
“Este tem sido um dos nossos grandes objetivos: popularizar a ciência e o conhecimento por meio de diferentes formatos, podendo dialogar com a sociedade de forma mais clara, por meio de uma comunicação mais acessível”, destacou Pablo Lira, diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves e coordenador do Núcleo Vitória.
Segundo a Assessoria de Relacionamento Institucional do IJSN, o projeto de comunicação foi pensado para ser leve e humanizado, podendo levantar questões sensíveis e relevantes sobre a Região Metropolitana da Grande Vitória. Para isso, duas ações envolvendo a convergência de mídias foram propostas: 1) a divulgação de artigos de opinião sobre as temáticas metropolitanas em um site jornalístico, visando à comunicação de massa; e 2) a produção e realização do primeiro podcast da história do IJSN para alcançar um público diverso.
O 1º Prêmio da Imprensa Oficial – Melhores Práticas da Comunicação Pública Capixaba foi promovido pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO), em parceria com a Imprensa Oficial do Espírito Santo. A premiação teve como objetivo reconhecer e valorizar as melhores estratégias de comunicação adotadas por órgãos dos Três Poderes estaduais: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Dividido em três categorias — Melhor Campanha de Comunicação Digital, Melhor Uso das Redes Sociais e Melhor Estratégia de Comunicação Interna — o prêmio fez parte das comemorações pelos 135 anos da DIO/ES. As inscrições foram abertas em março e contaram com a participação de diversas instituições públicas capixabas.
Os episódios do podcast “Metrópoles Possíveis” estão disponíveis no canal oficial do IJSN no YouTube, acesse: