Skip to main content

A Revista Móbile, vinculada ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, está com chamada de trabalhos textuais e visuais aberta para o seu número 24, sob o tema “Democracia: justiça espacial, direitos e participação na cidade em disputa“.

As submissões podem ser feitas até o dia 13 de junho de 2022 através de formulário online.

Criada em 2014, a revista tem por objetivos principais a valorização e a divulgação do vasto e múltiplo campo profissional da Arquitetura e Urbanismo, abordando a diversidade do perfil de atuação da arquiteta e do arquiteto nos dias de hoje, assim como, informar e difundir temas relativos à atuação do CAU junto à sociedade.

Na 24ª edição, a Revista Móbile convida arquitetas e arquitetos urbanistas, e profissionais das áreas afins para contribuir com a apresentação de trabalhos desenvolvidos em linguagem textual e/ou visual, que contemplem os debates, fazeres, aprendizagens e os desafios em resposta ao tema “Democracia: justiça espacial, direitos e participação na cidade em disputa”.

A escolha do tema veio ao encontro da nossa necessidade de compreender e dialogar sobre o atual momento de aprofundamento de crises ambientais, culturais, políticas e sociais que afetam a produção de nossas cidades e a vida da sociedade. Essa reflexão se faz necessária em meio ao período de eleições, e, portanto, momento oportuno para debatermos propostas e ações sobre os projetos de país, cidade e sociedade que queremos.

O tema escolhido também foi inspirado pela publicação da “Carta-aberta aos(às) candidatos(as) nas eleições de 2022 – manifesto das entidades e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em defesa da sociedade”, que pode ser encontrada aqui, e que reafirma o compromisso da Arquitetura e do Urbanismo com a inclusão e o desenvolvimento socioterritorial, propondo ações para os futuros governantes.

O aprofundamento das desigualdades, da segregação socioespacial, o agravamento das condições climáticas, das tragédias sociais, ambientais e urbanas, tem trazido à tona as insurgências, que se radicam na indignação diante das injustiças. Em meio ao caos, às ausências e às ameaças de perda, a sociedade tem levantado bandeiras como a defesa da preservação do patrimônio ambiental e cultural, dos direitos fundamentais e da democratização dos espaços, se expressando e mobilizando uma resistência coletiva que coloca em pauta os significados de cidade, a disputa pelos destinos da política urbana e o desenho dos espaços.

O tema “Democracia: justiça espacial, direitos e participação na cidade em disputa” nos coloca diante de um leque amplo de questões sobre os direitos, a cidade e as necessidades sociais, um campo de debate que coloca o profissional de arquitetura e urbanismo como importante agente de transformação social nas suas diversas áreas de atuação. Os debates sobre justiça espacial, territorial e os direitos à cidade, nos trazem assuntos como legislação urbana, participação, representação, moradia, mobilidade, acessibilidade, cultura, patrimônio e memória, temas que ressurgem e se aprofundam nos mais diferentes discursos sobre a condição urbana atual e vem redesenhando as políticas públicas e os projetos de arquitetura e urbanismo.

Dialogar sobre os direitos constitucionais, os direitos políticos, econômicos, ambientais e culturais, assim como, estudar e defender o direito urbanístico, o direito à arquitetura e o direito ao patrimônio ambiental e cultural, nos levam a uma maior compreensão da realidade e das forças que reproduzem as desigualdades e a perda desses mesmos direitos, nos provocando diariamente a refletir sobre o nosso papel social, nossa responsabilidade e a importância da nossa atuação profissional na construção de uma cidade e de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.

Prazos e envio

Os textos e imagens devem ser enviados, conforme o edital, até o dia 13/06 através do formulário: https://forms.office.com/r/nbv4hteamm

Contato

Qualquer dúvida, entre em contato com o Comitê Editorial Executivo através do e-mail: revista.mobile@causp.gov.br