A Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles está realizando, no período de 9 a 11 de dezembro de 2015, o Seminário Nacional “As Metrópoles e as transformações urbanas: desigualdades, coesão social e governança democrática”. O evento, realizado no Rio de Janeiro, reúne o Comitê Gestor do Observatório e os coordenadores regionais para debater e consolidar uma síntese analítica sobre as mudanças e permanências relativas às principais regiões metropolitanas brasileiras.

Segundo o coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, o seminário tem como propósito pensar o presente e o futuro das metrópoles brasileiras a partir da base metodológica e produção científica da rede. “Durante o evento estamos lançando a coleção Metrópoles: transformações na ordem urbana, que representa o maior resultado da nossa rede de pesquisa. Além disso, estamos debatendo a construção de análises comparativas sobre as 14 principais regiões metropolitanas do país”.

A proposta do Observatório é lançar em 2016 um livro com análises comparativas, um desdobramento da coleção metrópoles, com artigos sintéticos sobre as metrópoles brasileiras.

De acordo com Luiz Cesar, o seminário tem como foco também o debate sobre o futuro da Rede Observatório das Metrópoles que deve priorizar nos próximos anos pesquisas sobre o Direito à Cidade e a governança metropolitana.

Participam do Seminário As Metrópoles e as Transformações Urbanas:

Comitê Gestor

Ana Lúcia Rodrigues
Luciana Côrrea do Lago
Luciana Teixeira de Andrade
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Maria do Livramento M. Clementino
Olga Firkowski
Orlando Alves dos Santos Júnior
Rosetta Mammarella
Sergio de Azevedo
Suzana Pasternak

Coordenadores Regionais e pesquisadores

Coleção Metrópoles: transformações urbanas

Nesta quinta-feira, durante o seminário será lançada oficialmente a Coleção “Metrópoles: transformações na ordem urbana”.

Lançada em parceria com a Editora Letra Capital e com apoio da FAPERJ, da Capes e do CNPq, a coleção é mais um resultado da Rede Nacional de Pesquisa INCT Observatório das Metrópoles que há mais de 15 anos vem consolidando um trabalho em rede multidisciplinar, de produção de conhecimento científico, de metodologias e ferramentas para a pesquisa da questão metropolitana.

Com o objetivo de oferecer a análise mais completa sobre a evolução urbana do país, servindo assim de subsídio para a elaboração de políticas públicas e para o debate sobre o papel metropolitano no desenvolvimento nacional, a coleção Metrópoles: transformações na ordem urbana mostra o compromisso e o esforço dos pesquisadores do Observatório para a produção de conhecimento científico em rede relacionado ao planejamento urbano e áreas afins:

São 14 livros, 169 capítulos e cerca de 270 autores das mais variadas áreas do saber analisando as transformações urbanas das principais metrópoles do Brasil no período 1980-2010, a partir de temas como organização social do território, demografia, rede urbana, dinâmicas de metropolização, moradia, mobilidade urbana, governança metropolitana, bem-estar urbano, entre outros.

Metrópoles analisadas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Baixada Santista, Curitiba, Porto Alegre, Maringá, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Belém.

Acesso ao conteúdo. Os 14 livros da série estão disponíveis tanto em formato impresso (vendido pelo Observatório das Metrópoles) como em e-book, acessível gratuitamente no website dedicado à coletânea: transformacoes.observatoriodasmetropoles.net.br