Skip to main content

O INCT Observatório das Metrópoles disponibiliza para download três publicações relacionadas ao desenvolvimento de conhecimento científico para pensar o tema urbano. O livro “Teorias sobre La ciudad en América Latina”, resultado do seminário da Rede Latinoamericana de Pesquisadores de Teoria Urbana. O livro “Índice de Bem-estar Urbano – IBEU” – índice sintético criado para avaliar a qualidade urbana nas cidades brasileiras; e o livro “Análise Social do Território” o qual apresenta a metodologia utilizada pela nossa rede de pesquisa.

Teorías sobre la ciudad en América Latina

O Observatório das Metrópoles divulga o e-book “Teorias sobre la ciudad en América Latina”, organizado por Blanca Ramírez Velázquez e Emílio Pradilla Cobos. A publicação, lançada durante o Seminário “A Cidade Neoliberal na América Latina” (Relateur), reúne 18 textos de diversos pesquisadores que sintetiza o desenvolvimento da teoria urbana construída na América Latina, seus alcances e carências, a riqueza e originalidade destes planejamentos e sua capacidade explicativa na realidade da região.

Índice de Bem-estar Urbano – IBEU

O INCT Observatório das Metrópoles lançou, em agosto de 2013, o livro “Índice de Bem-estar Urbano – IBEU” com o propósito de oferecer a atores governamentais, universidades, movimentos sociais e sociedade civil em geral o mais novo instrumento para avaliação e formulação de políticas urbanas para o país. Com o lançamento, o instituto deu início também à campanha “Pelo bem-estar urbano” convidando a sociedade brasileira a escolher a ótica pela qual a Cidade deve ser tratada. Se pela lógica do mercado ou da cidadania?

O IBEU procura avaliar a dimensão urbana do bem-estar usufruído pelos cidadãos brasileiros promovido pelo mercado, via o consumo mercantil, e pelos serviços sociais prestados pelo Estado. Por meio do índice é possível analisar indicadores de mobilidade urbana; condições ambientais urbanas; condições habitacionais urbanas; atendimento de serviços coletivos urbanos; infraestrutura urbana para os 15 grandes aglomerados urbanos que o INCT Observatório das Metrópoles identificou em outros estudos como as metrópoles brasileiras, por exercerem funções de direção, comando e coordenação dos fluxos econômicos.

Análise Social do Território
Metodologia para o estudo da estrutura urbana brasileira

O e-book “Análise Social do Território: fundamentos teóricos e metodológicos” apresenta a metodologia e os fundamentos teóricos de análise social do espaço urbano utilizados pela Rede Observatório das Metrópoles, descrevendo o conjunto de procedimentos técnicos que a operacionalizam.

Esta análise constitui o núcleo central do programa de pesquisa do Observatório das Metrópoles no que concerne aos fenômenos de diferenciação, segmentação e segregação sócio-territorial nas regiões metropolitanas e sua relação com as desigualdades e as interações sociais. A sua adoção pelos núcleos integrados à Rede permite a análise comparativa sistemática e controlada entre as regiões metropolitanas e, além disso, a análise de sua evolução temporal.

Faça o download do e-book “Análise Social do Território: fundamentos teóricos e metodológicos”.

Para leitura no computador, utilize:

– Adobe Digital Editions (para o sistema Windonws)

– Programas Calibre e Azardi (para o sistema Linux)

– EPUBReader (para Firefox)

– Plugin Readium (para o Crome)

Para Tablet:

– Programas Aldiko, Ibis Reader e FBReader (para o sistema Android)

– Programas iBooks, Bluefire Reader e Stanza (para o sistema IOS).

Última modificação em 17-02-2016 21:47:33