Skip to main content

Via IPP/UFRN

O Instituto de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IPP/UFRN) celebra a aprovação, por unanimidade, da proposta de concessão do título de Professora Emérita à professora aposentada Maria do Livramento Miranda Clementino, em sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni/UFRN) realizada na última sexta-feira, 18 de julho.

Pesquisadora, orientadora e gestora, Livramento foi figura central na construção do campo das políticas públicas na UFRN. Participou da criação do grupo de pesquisa Estado e Políticas Públicas (1989), da instalação do Núcleo Avançado de Políticas Públicas (NAPP) em 2004, da criação do curso de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas em 2008, da fundação do Departamento de Políticas Públicas (2009), do atual Instituto de Políticas Públicas (2022) e liderou também junto com os docentes do IPP a criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (2010), com turmas de Mestrado e Doutorado, e criou também o Programa de Residência em Políticas Públicas e Inovação (2022), combinando excelência acadêmica e compromisso com a universidade pública.

Clementino é também responsável pela fundação do Núcleo Natal do INCT Observatório das Metrópoles, além de integrar o Comitê Gestor da rede de pesquisa.

A aprovação da proposta é um reconhecimento à relevância de sua atuação ao longo dos anos, um momento de grande significado para o IPP e para toda a comunidade universitária.