Curso: Construindo perspectivas sobre Direito à Cidade (Universidade Federal de Campina Grande)

Por Daiane Araujo¹

Nesta terça feira, 13 de agosto, milhares de estudantes e trabalhadores foram às ruas em mais de 200 cidades do Brasil denunciar os retrocessos do governo de Bolsonaro. O “Tsunami da Educação”, como foi batizado, tomou o país para dizer não a Reforma da Previdência e ao projeto Future-se, que são instrumentos do governo para submeter à classe trabalhadora as grandes empresas e ao capital internacional, com trabalhos cada dia mais precarizados e com menos direitos assegurados pelo estado, como a educação e a aposentadoria.

É nesse cenário de desmontes que se evidencia a importância de estarmos organizados em grupos, associações e movimentos sociais fortalecendo as nossas capacidades de luta e incidência política. O curso Construindo perspectivas sobre o Direito à Cidade se insere enquanto extensão universitária no processo de fortalecimento das organizações sociais e de suas bases, abordando discussões e construindo debates com jovens universitários de diversas áreas e instituições, jovens periféricos e lideranças comunitárias a fim de trocas de experiências e conhecimentos que fortaleçam a emancipação política na luta pelo direito de ocupação, participação e construção da cidade. O curso é oferecido no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e terá como facilitadores Demóstenes Moraes, Kainara dos Anjos e Lívia Miranda, pesquisadores do Observatório das Metrópoles Núcleo Paraíba.

A aula inaugural será na sexta-feira, dia 16 de agosto, às 14hrs, no auditório do Certbio da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Além da apresentação dos objetivos do curso, será exibido “Um Lugar ao sol”, filme dirigido por Gabriel Mascaro que aborda os abismos sociais do Brasil em relação ao processo de verticalização das nossas cidades, a partir do depoimento de moradores de coberturas de luxo. O documentário será sucedido por um debate, instigado pelos mediadores correlacionando com a conjuntura atual e a compreensão de sociedade brasileira.

Participarão da mesa debatedora: Lívia Miranda, professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG, Daiane Araujo, Militante do Levante Popular da Juventude e estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFCG e Hélio Silva Barbosa, graduado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba e educador Popular juvenil da Associação de Juventude pelo Resgate a Cultura e Cidadania – AJURCC.

O curso Construindo perspectivas sobre o Direito à Cidade é estruturado em três partes (imagem abaixo) e ocorrerá todas as sextas-feiras à tarde no campus Campina Grande da UFCG. Também estão previstas seis oficinas nas comunidades da Rosa Mística (área de atuação da Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas – ARRPIA) e em São José da Mata (área de atuação da Associação de Juventudes Cultura e Cidadania – AJURC). Qualquer pessoa pode se inscrever através do formulário online (CLIQUE AQUI).

¹ Daiane Araujo é militante do Levante Popular da Juventude e estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFCG.

 

Tags: , , ,