Revista Acrópole — acervo da arquitetura nacional

Detalhe de capa da revista Acrópole, n 251, jan. 1959 com desenho do arquiteto J. M. Bina Fonyat Filho que publica nesse número o artigo dedicado a esquadriasDetalhe de capa da revista Acrópole, n 251, jan. 1959 com desenho do arquiteto J. M. Bina Fonyat Filho que publica nesse número o artigo dedicado a esquadrias.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) divulga o website da Revista Acrópole, resultado do projeto “Digitalização e Acesso Online à Revista Acrópole: Conservação e Preservação da Memória da Arquitetura e Urbanismo”, que oferece um importante acervo sobre a arquitetura nacional com a digitalização das edições da Acrópole que vão de 1931 à 1971.

Segundo Hugo Segawa, um dos coordenadores do website, recuperar e abrir a coleção completa da Revista Acrópole à consulta em formato digital é, primeiramente, trazer de corpo inteiro um testemunho de um rico período, à espera de desvendamentos por parte de pesquisadores com olhares das mais distintas disciplinas.

“O contexto e o alcance desta iniciativa são mais amplos. Em 2012 a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo lançou o Edital de Preservação de Acervos e Patrimônio Cultural, em que se previa ‘a institucionalização de ações e estratégias que aprimorem as condições de preservação e de acesso ao acervo especial e memória institucional, com o aprimoramento de higienização, acondicionamento e conservação de revistas técnico-científicas’ e ‘a formulação de metodologias que favoreçam a pesquisa e a capacitação continuada, visando à formação de competências, geração e disseminação de conhecimento dentro e fora da Universidade”, aponta Segawa em seu texto.

Atenta à chamada, a Biblioteca da FAUUSP responsável pelo desenvolvimento e manutenção do Índice de Arquitetura Brasileira (IAB), indexação dos periódicos brasileiros em Arquitetura e Urbanismo que realiza desde a década de 1960 – vislumbrou a expansão natural do IAB com o potencial das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ambiente da pesquisa acadêmica. Com o projeto “Digitalização e Acesso Online à Revista Acrópole: Conservação e Preservação da Memória da Arquitetura e Urbanismo”, a FAUUSP, através da sua Biblioteca, logrou o recurso da Pró-Reitoria para a realização deste website.

“A digitalização de uma revista como a Acrópole não se alinhava apenas à questão da preservação de revistas técnico-científicas e sua disponibilização de forma ampla e igualitária no âmbito nacional e internacional por meio da rede mundial de computadores. Pretendeu-se desenvolver um modelo metodológico de digitalização para esse tipo de material, com a intenção de consolidar competências e a elaboração de diretrizes técnicas e operacionais que poderiam orientar a futura realização de projetos de digitalização e disponibilização de outros conteúdos de publicações periódicas especializadas de igual relevância para as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, tanto na USP, como em outras instituições da esfera da educação e de pesquisa”, argumenta Segawa.

Acesse o website da Revista Acropole.

Publicado em Notícias | Última modificação em 07-12-2017 13:22:25
 

Tags: , ,