Skip to main content

Ato Unificado Contra as Remoções e pelo Direito à Moradia

A democracia no Brasil hoje vem sendo ameaçada pelo governo de Michel Temer, com grandes ataques aos direitos fundamentais dos trabalhadores. Na cidade do Rio de Janeiro não é diferente. Além dos ataques aos setores da saúde e educação, a moradia vem sendo colocada em segundo plano, devido à priorização dos interesses do mercado imobiliário na cidade. As populações das regiões da Ilha do Governador, Barra da Tijuca e Vargens sofrem arbitrárias violações do direito à moradia, marcadas por ilegalidades cometidas pelo poder público.

A prefeitura do Rio de Janeiro, no governo Marcelo Crivella (PRB), tem se mostrado, até o momento, ora insensível, ora omissa e conivente diante de um novo e perverso ciclo de remoções e despejos arbitrários e ilegais que poderá atingir mais de 20 mil famílias trabalhadoras de menor poder aquisitivo (baixa renda), que atualmente vivem em diversas comunidades, em diferentes bairros. Nossa cidade sofre com as mazelas da segregação socio-espacial e do racismo ambiental, que privam a classe trabalhadora de seus direitos fundamentais.

A ameaça de remoção de Rio das Pedras impacta 180 mil moradores, que ali construíram suas casas e suas vidas há décadas. No entanto, Rio das Pedras não é o único caso de remoção forçada. Maracujás, Rádio Sonda (Ilha do Governador), Araçatiba (Guaratiba), Horto e Comunidade da Barrinha também encontram-se sob o mesmo risco, assim como no passado muitas outras favelas passaram por processos de remoção violentos. Esse ato reúne diversas comunidades, ameaçadas ou não no momento, com o objetivo d expressar que as populações de favela não aguentam mais conviver com o fantasma da remoção!

A Rede INCT Observatório das Metrópoles apoia o Ato Unificado e tem trabalhado na defesa das comunidades ameaçadas por remoções.

ATENCÃO

Data:13 de novembro

Horário:6 da manhã

Local: viaduto da Cidade de Deus no triângulo do relógio (perto do Posto Ipiranga) para marcharmos até a casa do prefeito no condomínio Península.

Comunidades, movimentos, organizações e mandatos que constroem o ato:

Conselho Popular, Pastoral de Favelas, Pastoral de Juventude, Pastoral do Meio Ambiente, Observatório das Metrópoles, Rio das Pedras, Maracajás, Rádio Sonda, Horto, Barrinha(AMALBA), Morro da Coroa, Manguinhos, Cidade de Deus, Vila União de Curicica, Vila Autódromo, Pau da Fome, Indiana Tijuca, Borel, Vidigal, Rocinha, Araçatiba, Novo Palmares, Caeté, Taboinhas, Comunidade do Trinta .

Mandatos parlamentares de Renato Cinco, Marielle Franco, Reimont, Tarcísio Motta, Flávio Serafini, Luíz Sérgio, Gilberto Palmares, Jandira Feghali, Chico Alencar, Alessandro Molon.

MTST, MNLM, CMP, MUCA, RioOnWatch, Movimento Baía Viva, Movimento Popular de Favelas, Ocupação Povo Sem Medo- Pavuna (Brigadas Populares), Frente Povo Sem Medo, Frente de Esquerda Socialista, Frente Brasil Popular, Sindipetro, SEPE-RJ, FAF-Rio, UMP-RJ, CTB, USEAM.

 

Publicado em Eventos | Última modificação em 09-11-2017 10:46:24