Skip to main content

Em entrevista para o site IHU Online, o pesquisador Milton Cruz, da Rede INCT Observatório das Metrópoles, debate a gestão dos espaços públicos tradicionais, que estão enraizados na cultura local na cidade de Porto Alegre, e o processo de privatização que vem sido sugerido por parte da classe política. O prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan (PSDB), por exemplo, apontou a possibilidade de privatização do Mercado Público da cidade.

Essa possibilidade, avalia Milton Cruz, trará consequências negativas para a cidade como um todo, ao gerar um processo de “homogeneização”, que tornará a capital gaúcha “cada vez mais parecida com qualquer outro lugar, como as cidades que têm como referências apenas os grandes equipamentos urbanos dos shoppings, aeroportos, torres de serviços e condomínios fechados”.

Na entrevista concedida por e-mail à IHU OnLine, Cruz defende um modelo de gestão chamado de Operação Urbana Consorciada. Esse modelo, explica, é fundamentado na lei nº 627/2009, que “permite, por meio de uma parceria entre o poder público e o setor privado, alternativas de financiamento para a organização do transporte coletivo, ampliação dos espaços públicos, implantação de programas habitacionais de interesse social ou mesmo a melhoria da infraestrutura e do sistema viário da região onde é realizada”, e na lei nº 630/2009, que “prevê a participação de representantes da sociedade civil, do poder público e do setor privado” na gestão.

Esse tipo de arranjo, defende, “permite o controle social da gestão” não só na prestação de contas, mas também permite um “acompanhamento permanente” das decisões a serem tomadas.

Milton Cruz — Foto Acervo IHU

Milton Cruz é doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atua como pesquisador do Observatório das Metrópoles/Núcleo Porto Alegre. Participou como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e da Fundação de Economia e Estatística – FEE/RS. Ele também é graduado em Ciências Sociais e em Engenharia Eletrônica. No dia 22-10-2016, ele proferiu a conferência “Cais Mauá: duas visões em disputa sobre qual o projeto de cidade”, no Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Leia a entrevista completa no site do Instituto Humanitas Unisinos.

 

Última modificação em 30-03-2017 01:09:56