Skip to main content

“Estamos diante de questões que envolvem pensar estratégias e dar respostas aos problemas de urgência, como a fome, o desalento. Tudo que estamos percebendo em manifestação à desarticulação social em curso precisam de respostas emergenciais, com estratégias de reconstrução nacional e transformação do nosso padrão de desenvolvimento e capitalismo”. Com esta afirmação, o coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, abriu o Ciclo de Debates “Os desafios do desenvolvimento nacional e a cidade”, que ocorreu na última sexta-feira, dia 13, no canal da rede no Youtube. O evento tem o objetivo de aprofundar a reflexão sobre as conexões entre o projeto sobre a Reforma Urbana e o Direito à Cidade e os desafios da retomada do desenvolvimento nacional. “Isso implica em pensar temas para além propriamente da economia em si, mas que tenham a ver também com a reconstrução da sociedade”, pontuou Ribeiro.

O primeiro convidado foi o economista André Roncaglia. O debate abordou o livro escrito por ele, em parceria com Nelson Barbosa, intitulado “Bidenomics nos Trópicos: os desafios do desenvolvimento nacional”, que analisa a política econômica nos EUA, a partir do Plano Biden. “A ideia desse livro é tentar antecipar a assimilação das mudanças, tanto do ponto de vista do pensamento econômico, quanto do ponto de vista da política de desenvolvimento. Então, ‘Bidenomics nos Trópicos’ é essa tentativa de traduzir para a realidade brasileira, quiçá até a realidade latino-americana, desses pontos principais que Joseph Biden simboliza nos EUA”, afirmou o economista. Segundo ele, Bidenomics é um conjunto de ideias que são bastante antigas, mas que têm algumas adaptações mais recentes, a partir dos problemas que os EUA vêm vivendo no choque que a hegemonia neoliberal – como a literatura chama -, vem passando.

Próxima live terá a presença do economista Márcio Pochmann

No dia 20, próxima sexta-feira, às 10 horas, o convidado será o economista Márcio Pochmann, que irá abordar a “Reconstrução e transformação nacional e a cidade”. Pochmann é economista e lançou recentemente o livro “A grande desistência histórica e o fim da sociedade industrial”. Na oportunidade, serão tratados temas como o lugar da questão urbana no projeto de desenvolvimento nacional e como o projeto de reforma pode se articular com as estratégias de transformação do capitalismo rentista/extrativista brasileiro.

O último debate ocorrerá no dia 10 de junho, também às 10 horas, com o economista Elias Jabbour, que falará sobre “O modelo chinês de desenvolvimento e a estratégia territorial”. Os eventos são abertos ao público e não é necessário realizar inscrição. Em formato online, as transmissões ocorrem no canal do Observatório no Youtube e ficarão disponíveis para quem se interessar em acompanhar o conteúdo após a realização.