Skip to main content

O livro “As desventuras do planejamento urbano: o novo centro de Maringá (PR), do Projeto Ágora de Oscar Niemeyer à produção imobiliária do século XXI” reúne estudos multidisciplinares sobre a constituição e reconfiguração da área central de Maringá, Paraná. A obra contribui para a compreensão das ações de urbanização promovidas pelo Estado brasileiro na década de 1980, com a participação de grandes nomes da arquitetura brasileira, ainda pouco exploradas no campo dos estudos urbanos, sobretudo em contextos não metropolitanos.

Encomendado ao arquiteto Oscar Niemeyer, o projeto foi intitulado Complexo Ágora, nome inspirado nas antigas praças gregas, embora as soluções arquitetônicas e urbanísticas, evidentemente, fossem regidas pelas concepções do arquiteto, que atendia a um briefing apresenta-do pela prefeitura. De acordo com os objetivos iniciais, a “Ágora” se desenvolveria numa escala monumental para a cidade, compondo uma paisagem destoante do seu entorno, em uma tentativa de reproduzir uma paisagem moderna, como a que Niemeyer formulou em Brasília. (…) Quando se compara o resultado final com as ideias que deram origem ao projeto, constata-se, sem margem para dúvidas e contestação, que a paisagem atual do assim chamado Novo Centro de Maringá se distingue significativamente das propostas urbanísticas que o arquiteto Oscar Niemeyer elaborou desde meados da década de 1980 para a área do antigo pátio de manobras ferroviárias da cidade“.

O livro foi organizado por Jeanne Christine Versari Ferreira e Fabíola Castelo de Souza Cordovil, pesquisadoras do Núcleo Maringá do Observatório das Metrópoles. Além disso, Ricardo Tows, também pesquisador do núcleo, é autor do capítulo “A produção do espaço urbano e a verticalização no Novo Centro”.

O livro está disponível para download gratuito, CLIQUE AQUI.

Confira a sinopse:

Este livro reúne um conjunto de estudos multidisciplinares, elaborados por pesquisadores com formação em arquitetura e urbanismo, geografia e história, acerca da constituição e reconfiguração recente da área central de Maringá, Paraná. Filiado aos estudos relativos à história do urbanismo e do planejamento urbano, este livro contribui para a compreensão das ações de urbanização promovidas pelo Estado brasileiro na década de 1980, com a participação de grandes nomes da arquitetura brasileira, ainda pouco exploradas no campo dos estudos urbanos, sobretudo em contextos não metropolitanos. Nessa perspectiva, os estudos apresentados revelam os impasses da atualização e os desdobramentos das cidades novas, nascidas sob o signo do planejamento moderno.

Palavras-chave: Planejamento Territorial, Áreas Centrais, Especulação Imobiliária, Política Urbana, Projeto Ágora.