Skip to main content

O livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade: Fortaleza” foi lançado na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), em 18 de agosto de 2023. O momento possibilitou o intercâmbio entre academia, sociedade civil e agentes da política cearense, possibilitando a reflexão sobre o espaço urbano, especialmente em ano de pré-eleição municipal e de debate do Plano Diretor da cidade. O evento encerrou o Fórum “Reforma Urbana e Direito à Cidade”, promovido pelo núcleo no primeiro semestre de 2023.

O anfitrião do evento, Deputado Estadual Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (Alece), mediou os debates ressaltando a importância da articulação entre academia, sociedade civil e poder público. O livro foi apresentado pela professora Irlys Barreira (pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará – UFC) e por representantes de movimentos populares Pedro Fernandes (Associação de Moradores do Titanzinho) e Rogério Costa (Rede DLIS/CDVHI/Conselho Gestor da ZEIS do Bom Jardim), que discutiram sobre suas experiências na luta pelo Direito à Cidade em seu cotidiano, numa perspectiva mais prática e menos acadêmica. A trajetória do Observatório das Metrópoles e o processo de escrita do livro foram apresentados por Clelia Lustosa (UFC), coordenadora do Núcleo Fortaleza, Alexandre Queiroz (UFC), coordenador da Pós-graduação em Geografia e organizador do livro, e Eduardo Machado, professor da UNILAB e pesquisador da Rede DLIS.

A mesa contou também com as seguintes participações: Secretário Arthur Bruno, representando o Governador Elmano de Freitas, que destacou a importância da parceria entre a academia, os movimentos sociais e o poder legislativo para a elaboração de legislações justas e políticas públicas que reflitam os anseios da sociedade; e do historiador Juarez Leitão, representando o Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, que enfatizou o “Direito à Cidade”, na perspectiva da memória e da preservação do patrimônio histórico.

A ex-prefeita Maria Luiza, primeira mulher a ser eleita prefeita de uma capital e também a primeira prefeita de uma capital eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no país, fundadora da União das Mulheres Cearenses (UMC) e do Grupo Crítica Radical, também relembrou em seu discurso as lutas em defesa do meio ambiente e do direito à cidade e à moradia no cenário de Fortaleza, desde da grande Marcha do Pirambu, no começo dos anos 1960 até os dias de hoje.

O evento foi televisionado pela TV Assembleia e contou com a audiência de telespectadores do interior do estado do Ceará, que enviaram seus comentários. O vídeo na íntegra pode ser assistido no canal do Youtube do Observatório das Metrópoles: