Lançado pela Editora Springer, o livro “Coastal Resorts and Urbanization in Northeast Brazil” (Resorts costeiros e urbanização no Nordeste do Brasil) explica o desenvolvimento das práticas socioespaciais no litoral metropolitano do Nordeste do Brasil, destacando as principais aglomerações urbanas, termais e turísticas: Salvador-BA, Recife-PE, Fortaleza-CE e Natal-RN.

Escrito por Alexandre Queiroz Pereira, pesquisador do Observatório das Metrópoles Núcleo Fortaleza e professor no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o livro tem por objetivo estudar os processos de urbanização associados ao lazer marítimo.

Confira a apresentação:

Os complexos turísticos e imobiliários são empreendimentos capazes de transformar trechos metropolitanos do litoral nordestino. Possibilitam a metropolização e a modernização dos espaços litorâneos. Dito isso, o objetivo principal desta proposta é compreender a urbanização-metropolização na costa nordestina do Brasil derivada da instalação de complexos turístico-imobiliários no período 2010-2021. Para alcançar os objetivos mencionados, sistematizou-se banco de dados quali-quantitativos, tanto de origem primária como secundária, com recorte temporal demarcado pelas últimas duas décadas. Metodologicamente, foram estabelecidos quatro eixos investigativos: i) a morfologia do tecido urbano; ii) as características dos fluxos de visitantes; iii) o desenvolvimento de novas práticas marítimas; e, iv) o planejamento e a gestão nas municipalidades. Ao fim, aprofunda-se as bases conceituais da geografia urbana dedicada ao estudo dos lazeres.

No primeiro capítulo, o leitor encontrará uma apresentação histórica e conceitual destacando a relevância das práticas de lazer, suas formas-fluxos e seu papel na formação de estâncias marítimas. O segundo capítulo analisa o contexto da região Nordeste do Brasil e demonstra o processo de modernização e formação da função litorânea nas cidades e, posteriormente, nas metrópoles marítimas da região. A relação entre urbanização e empreendimentos turísticos imobiliários é o tema central do terceiro capítulo, que propõe uma metodologia específica para estudos desta natureza. O capítulo final apresenta os balneários da região metropolitana de Fortaleza, um estudo de caso semelhante a outros do Nordeste, examinando os efeitos urbanísticos e as principais ideias dos planejadores.

Estrutura da publicação:

  • The Urban, Spas, and Maritime Vilegiatura
  • The Metropolises Grow Towards the Sea, Northeast of Brazil
  • Coastal Metropolitization and Tourist-Real Estate
  • The Social and Urbanistic Effects of Tourism Developments in Fortaleza, Brazil

Para adquirir o livro, CLIQUE AQUI.