Skip to main content

Em novembro, celebra-se o mês da Consciência Negra, em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no dia 20 de novembro. Trata-se de um momento privilegiado para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão resultado dos ecos da escravidão.

Com o objetivo de visibilizar e conscientizar a população sobre a importância do combate ao racismo para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente raça/cor, o Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas produziu o boletim especial “Um olhar sob a perspectiva raça/cor no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre”.

A iniciativa é coordenada por Moisés Waismann e Judite de Bem, ambos pesquisadores do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles. O material é elaborado a partir dos microdados disponibilizados pelo IBGE na sua Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Continua (PNADCt), para o segundo trimestre, nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.

O racismo, uma destas facetas, está presente nas estruturas sociais-institucionais e percebe-se pela falta de oportunidades para pessoas negras, por baixa remuneração entre outras. (…) Este Boletim constitui-se em uma colaboração para que se possa ampliar e atualizar o debate sobre e com a questão da raça/cor é colocada e distribuída na nossa sociedade.

Confira o estudo completo, CLIQUE AQUI.

Comemoração ao Dia da Consciência Negra, em São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.